Para as questões 26, 27 e 28, assinale a alternativa INCORR...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos revisar a questão e entender por que a alternativa A é a correta, ou seja, a alternativa INCORRETA quanto às regras de alfabetação. Vamos examinar cada alternativa para esclarecer todos os pontos.
A - As partículas dos nomes estrangeiros devem, obrigatoriamente, ser consideradas parte integrante do nome quando escritas com letra maiúscula.
Justificativa: Esta alternativa está incorreta porque, nas regras de alfabetação, as partículas dos nomes estrangeiros (como "de", "da", "von", "van") não são necessariamente consideradas parte integrante do nome, mesmo quando escritas com letra maiúscula. A decisão de considerá-las ou não depende da prática institucional ou das normas específicas de catalogação adotadas. Portanto, a afirmativa está incorreta ao afirmar que é uma obrigatoriedade.
B - Os nomes orientais - japoneses, chineses e árabes - são registrados como se apresentam.
Justificativa: Esta alternativa está correta. Para os nomes orientais, a regra é registrá-los conforme se apresentam, respeitando a ordem original e a cultura de origem. Não há transposição de sobrenome para primeiro nome, como se faz em alguns casos ocidentais.
C - Os nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser transcritos como se apresentam, não se considerando, porém, para fins de ordenação, os artigos e preposições que os constituem.
Justificativa: Esta alternativa também está correta. Na ordenação de nomes de entidades, as palavras como artigos ("O", "A") e preposições ("de", "da") são desconsideradas para fins de alfabetação, mas os nomes são transcritos como apresentados.
D - Nos títulos de congressos, conferências, reuniões, assembleias e assemelhados, os números arábicos, romanos ou escritos por extenso deverão aparecer no fim, entre parênteses.
Justificativa: Esta alternativa está correta. Quando se trata de títulos de eventos, a norma muitas vezes é mover os números (sejam arábicos, romanos ou por extenso) para o final, entre parênteses, para padronizar a ordenação e facilitar a busca.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) As partículas dos nomes estrangeiros devem, obrigatoriamente, ser consideradas parte integrante do nome quando escritas com letra maiúscula.
ERRADO. As partículas de nomes estrangeiros podem ou não ser consideradas. Geralmente são consideradas parte integrante do nome, quando estão escritas com letra maiúscula.
Exemplo:
John Mac Adam = Mac Adam, John
Esteban De Penedo = De Penedo, Esteban
Ordena-se:
De Penedo, Esteban
Mac Adam, John
Eu particularmente achei que a alternativa induz ao erro, porque:
As partículas dos nomes estrangeiros devem, obrigatoriamente, ser consideradas parte integrante do nome quando escritas com letra maiúscula.
Sim, quando escritas com letras maiúsculas elas fazem parte do nome. Agora, quando escritas com letra minúscula não fazem parte. Por isso, As partículas dos nomes estrangeiros podem ou não ser consideradas.
Os nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser transcritos como se apresentam, não se considerando, porém, para fins de ordenação, os artigos e as preposições que os constituem. Admite-se, para facilitar a ordenação, que os artigos iniciais sejam colocados entre parênteses após o nome.
Exemplo:
Embratel
Álvaro Ramos & Cia.
Fundação Getúlio Vargas
A Colegial
The Library of Congress
Companhia Progresso Guanabara
Barbosa Santos Ltda.
Arquivam-se:
Álvaro Ramos & Cia.
Barbosa Santos Ltda.
Colegial (A)
Companhia Progresso Guanabara
Embratel
Fundação Getúlio Vargas
Library of Congress (The)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo