O reconhecimento da questão social, como resultado da ordem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UERR Órgão: CODESAIMA Prova: UERR - 2017 - CODESAIMA - Assistente Social |
Q1394969 Serviço Social
O reconhecimento da questão social, como resultado da ordem econômica vigente, levou o Estado à organização e implementação de um sistema de proteção social compensatório direcionado: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão proposta é a B - à manutenção da renda por meio de programas de geração de renda.

Para compreender adequadamente a questão, é necessário entender o contexto em que o Estado atua diante da questão social. A questão social é um termo que se refere ao conjunto de problemas políticos, econômicos e sociais decorrentes da industrialização e da modernização das sociedades, especialmente aqueles relacionados à desigualdade, à pobreza e ao conflito entre capital e trabalho. Dentro da ótica do Serviço Social, essas questões são vistas como resultantes da estrutura capitalista e da relação entre capital e trabalho.

O Estado, ao reconhecer a existência da questão social, necessita intervir para amenizar suas consequências. Assim, são configuradas políticas de proteção social que podem assumir diferentes formas e estratégias. No contexto da alternativa correta, o foco está na manutenção da renda por meio de programas de geração de renda. Estes programas são formas de intervenção que buscam prover recursos para que as pessoas possam sustentar a si mesmas e a suas famílias, o que, por sua vez, auxilia na estabilização social e econômica. Tais programas podem incluir, mas não se limitam a, empregos subsidiados pelo governo, capacitação profissional e microcrédito.

Essa abordagem de manutenção da renda é fundamental, pois busca oferecer uma solução mais sustentável a longo prazo, ao invés de simplesmente prover assistência imediata e temporária. Ao facilitar a geração de renda, o Estado contribui para a autonomia dos indivíduos e famílias e, em última instância, para a redução da pobreza e desigualdade social, abordando diretamente as consequências da questão social relacionadas ao desemprego e à precarização do trabalho.

Para resolver essa questão, era preciso ter conhecimento sobre as políticas de proteção social implementadas pelo Estado, entender como elas se relacionam com a questão social e reconhecer a importância dos programas de geração de renda como uma ferramenta de intervenção estatal no âmbito econômico e social.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo