Com base nesse caso clínico, julgue o item subsequente. O me...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781425 Medicina
  Uma paciente de sessenta e seis anos de idade procurou atendimento médico devido a quadro de diarreia aquosa. Ela relatou que, nos últimos seis meses, havia apresentado de seis a oito episódios diários de diarreia de grande volume. A paciente não apresentou sinais ou sintomas sistêmicos, e negou febre, uso recente de antibióticos e outras medicações, além de mudança no hábito alimentar. Os resultados dos exames físico e laboratoriais de rotina foram normais. O exame de fezes foi negativo para leucócitos, cistos, parasitas ou sangue. A colonoscopia foi normal, mas a biópsia demonstrou infiltração da lâmina própria por células inflamatórias e linfócitos intraepiteliais, com espessamento da camada de colágeno subepitelial na parede cólica (11 µm).
Com base nesse caso clínico, julgue o item subsequente.

O mecanismo fisiopatológico dessa paciente pode ser explicado por alterações na percepção visceral e aumento da frequência e irregularidade das contrações luminais, além de uma resposta motora exagerada a colecistocinina.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. O caso clínico descrito caracteriza uma condição denominada colite colagenosa, uma doença inflamatória crônica do cólon caracterizada por diarreia crônica e infiltração da lâmina própria por células inflamatórias e linfócitos intraepiteliais, além do espessamento da camada de colágeno subepitelial. Essas características histológicas associadas à diarreia crônica sugerem que o mecanismo fisiopatológico envolvido na colite colagenosa é a inflamação e alteração da arquitetura da mucosa intestinal, que prejudicam a absorção de água e eletrólitos, contribuindo para a diarreia. Alterações na percepção visceral e aumento da frequência e irregularidade das contrações luminais, bem como uma resposta motora exagerada a colecistocinina, são características mais comuns em distúrbios do trato gastrointestinal funcional, como a síndrome do intestino irritável, e não se aplicam a este caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo