Considere os dados acima relativos ao processador Intel Core...
Sobre os dados apresentados, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (38)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A está errada, o número de transistores de 731.000.000 não é o limite, os processadores Core i7 fabricados em 2014 possuem 2.6000.000.000 transistores, e o processador
IBM z13 chega a 7.100.000.000 transistores.
A alternativa B está errada, primeiro porque a marca de 800 milhões de transistores já foi ultrapassada, segundo que a tendência não é que os chips aumentem de tamanho.
A alternativa C está errada. A velocidade máxima do clock é uma função do processo de fabricação e dos atrasos internos.
A alternativa D está correta. Existe uma relação entre o número de transistores e o MIPS. Por exemplo, o processador 8088 tinha um clock de 5Mhz, mas tinha um MIPS de 0,33. Os processadores modernos executam milhões de instruções por ciclo. Essa melhoria está diretamente relacionada ao número de transistores no chip.
A alternativa E está errada pois a largura de dados é a largura da unidade lógica aritmética ( ALU ) e não da UCP.
Essa questão foi retirada da página http://tecnologia.hsw.uol.com.br/microprocessadore...
Portanto a alternativa correta é a letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão, a meu ver, muito, muito, muito difícil. Totalmente fora de propósito em relação ao que se deve esperar de um oficial de defensoria pública. Seja como for, vou tentar explicar rapidamente o porquê da letra D.
A alternativa em si está confusa (e, cá pra nós, errada daqui a pouco eu digo o motivo), mas uma de suas afirmações é certa: existe uma relação entre a velocidade do clock e o MIPS. Mas pra entender essa relação é preciso, antes, entender o que são essas duas "coisas". Assim, em termos mínimos:
Clock é a velocidade do processador. Cada ciclo do clock representa, na visão mais simplista possível, a realização de uma instrução.
Só que isso não é exatamente verdade. É que as instruções algumas vezes requerem não apenas um, mas vários ciclos para serem processadas, bem como outras vezes, por circunstâncias diversas, várias instruções se processam em um único ciclo.
O MIPS reflete exatamente isso. Ou seja, é uma medida de performance da CPU. E embora ela dependa de diversos outros fatores que vão desde a arquitetura da própria CPU até as características da instrução que está sendo processada, há uma dependência clara e direta entre o MIPS e o clock da CPU. Neste aspecto, portanto, a alternativa está correta.
Só que ela diz assim no final: "Os processadores como o i7 executam milhões de instruções por CICLO" Opa! Não! O MIPS mede a frequência de instruções processadas por SEGUNDO, e não por CICLO. Portanto, apesar do gabarito apontar a alternativa D como certa, acredito que ela também seja errada. Aguardemos os recursos e o gabarito definitivo.
Informações sobre a tabela dada, para melhor compreender da questão e da resposta.
Data é o ano em que o processador foi lançado. Muitos processadores são relançados com maiores velocidades de clock anos depois do lançamento original.
Transistores é o número de transístores no chip. Nos últimos anos, o número de transistores em um chip cresceu bastante.
Mícrons é a largura, em mícrons, do menor fio do chip. Para se ter uma idéia, o fio de cabelo humano tem a espessura de 100 mícrons. Os chips diminuem de tamanho e o número de transistores aumenta.
Velocidade do clock é a taxa máxima do clock do chip.
Largura de dados é a largura da Unidade Lógico-Aritmética (ALU). Uma ALU de 8 bits pode somar/subtrair/multiplicar/etc dois números de 8 bits. Uma ALU de 32-bit pode manipular números de 32 bits. Uma ALU de 8 bits teria que executar quatro instruções para somar dois números de 32 bits, enquanto que uma ALU de 32 bits precisa de apenas uma instrução. Em muitos casos, o barramento externo de dados é da mesma largura que a ALU. O 8088 tinha uma ALU de 16 bits e um barramento de 8 bits. Os cips mais recentes buscam dados de 64 bits de uma vez para as suas ALUs de 32 bits.
A partir dessa tabela, pode-se perceber que existe uma relação entre a velocidade do clock e o MIPS. A velocidade máxima do clock é uma função do processo de fabricação e dos atrasos internos. Também existe uma relação entre o número de transistores e o MIPS. Por exemplo, o 8088 tinha um clock de 5 MHz, mas tinha MIPS de 0,33 (cerca de uma instrução para cada 15 ciclos do clock). Os processadores modernos executam milhões instruções por ciclo. Essa melhoria está diretamente relacionada ao número de transistores no chip. Vamos falar sobre isso na próxima seção.
Fonte:http://blog.institutoiob.com.br/fala-professor-prova-da-defensoria-sp-cargo-oficial-2013/
Embora eu tenha acertado a questão, achei absurda para noções de informática.
Cacilda que questões ultra específica, só para quem gosta muito de informática e ficaem foruum conversando sobre configurações de PC. Cruz credo =)
Ainda bem que eu lembrei do livro do professor João Antonio: core i7 sonho de consumo.... senão....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo