A hipercolesterolemia é um dos principais fatores de risco ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088477 Nutrição
A hipercolesterolemia é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, juntamente com diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e a obesidade. Dentre os fatores que podem alterar a colesterolemia, a dieta assume importante papel.
Com base neste princípio, para o planejamento dietético de portadores de hipercolesterolemia, é correto recomendar-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda o tema da hipercolesterolemia, que é uma condição caracterizada pelo elevado nível de colesterol no sangue, representando um risco para doenças cardiovasculares. A dieta tem um papel crucial no controle da colesterolemia, e é necessário conhecer as recomendações dietéticas adequadas para gerenciar essa condição.

Para resolver esta questão, é fundamental entender as diretrizes nutricionais para o controle do colesterol, que incluem a redução de gorduras saturadas e do colesterol dietético. Estas orientações são baseadas em guidelines internacionais de saúde.

A alternativa A é a correta porque apresenta as recomendações para indivíduos com hipercolesterolemia:

  • Oferta lipídica menor que 35% do total calórico ingerido;
  • Gorduras saturadas inferior a 7%;
  • Colesterol dietético menor que 200mg/dia.

Essas recomendações estão de acordo com diretrizes como as da American Heart Association, que visam a redução do risco cardiovascular.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

B: A recomendação de gorduras saturadas inferior a 5% não é a mais comumente adotada por organizações, que geralmente aceitam até 7%. Além disso, a quantidade de colesterol menor que 300mg/dia está acima do ideal para pacientes com hipercolesterolemia.

C: A indicação de gorduras saturadas até 15% é muito elevada. O recomendado é bem abaixo disso para reduzir os riscos cardiovasculares. Além disso, a quantidade de colesterol menor que 100mg/dia é muito restritiva e difícil de alcançar na prática diária, não sendo uma recomendação padrão.

D: A oferta lipídica menor que 30% é aceitável, mas a quantidade de colesterol menor que 300mg/dia é superior à recomendada para pessoas com hipercolesterolemia, que deve ser inferior a 200mg/dia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pegou a referência do Estudo (ATP) III. Na atualização da Diretriz de Dislipidemia são valores diferentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo