Considere:I. O servidor de aplicação não tem controle, nem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111563 Redes de Computadores
Considere:
I. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos.

II. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores.

III. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação.
Em relação a sistemas de armazenamento de dados, os itens I, II e III, referem-se, respectivamente, a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa B - NAS, NAS e NAS.

Vamos entender melhor o assunto abordado pela questão.

NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network) são duas abordagens distintas para armazenamento de dados em redes de computadores. Cada uma possui características específicas e aplicações próprias.

NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que permite aos usuários armazenar e recuperar dados de um local centralizado para usuários autorizados e clientes de rede heterogêneos. Principais características do NAS:

  • O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos (item I).
  • O dispositivo pode ser ligado a uma rede local ou remota, compartilhada com a rede de computadores (item II).
  • Dentro do equipamento de armazenamento, o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação (item III).

SAN, por outro lado, é uma rede dedicada que fornece acesso a armazenamento consolidado. Principais características do SAN:

  • Permite alta performance e escalabilidade, sendo ideal para ambientes que necessitam de grande tráfego de dados.
  • O sistema de arquivos é gerenciado pelo servidor e não pelo dispositivo de armazenamento.

Analisando os itens apresentados na questão:

  • Item I: "O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos." Isso é característico de um NAS, onde o servidor de aplicação não precisa conhecer a estrutura interna de armazenamento.
  • Item II: "O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores." Esta é uma característica típica do NAS, pois ele se conecta diretamente à rede local ou remota.
  • Item III: "Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação." Novamente, isso é típico do NAS, onde o sistema operacional do NAS gerencia os arquivos.

Dessa forma, os três itens ("I", "II" e "III") referem-se às características do NAS, tornando a alternativa correta a letra B - NAS, NAS e NAS.

Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais explicações, estou aqui para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

fonte: http://www.gemelostorage.com/portuguese/contenidos/utiles/glosario.asp

 
Diferenças entre SAN e NAS

SAN's e NAS' se diferenciam de várias maneiras devido a seus protocolos de acesso. A tecnologia de fiber channel das SANs proporciona tempo de resposta muito melhor. Os dispositivos de storage residem detrás dos switches da SAN, que estão conectados com os servidores. O switch da SAN faz com que a informação seja muito mais acessível e o storage mais escalável que com as tecnologias tradicionais de SCSI. Em um desenvolvimento SAN, um volume qualquer de storage é acessível passando só por um servidor. Os desenvolvimentos SAN de alta disponibilidade requerem dois HBAs em cada servidor e o software correspondente para falhas e redundância.
 

Os volumes armazenados na SAN se associam aos servidores usando o protocolo SCSI. Este protocolo SCSI faz com que o espaço armazenado apareça como se estivesse diretamente conectado ao servidor. Isto implica que a entrada / saída de dados é manejada pelo sistema operacional do servidor em nível de blocos. O espaço armazenado da SAN poderá fazer funcionalmente todas as operações que o sistema operacional permita como se estivesse utilizando um disco tradicional.
 

Por outro lado, o NAS tem estrutura cliente-servidor, portanto seus comandos de I/O são feitos através de uma conexão IP standard. O administrador de arquivos (file system) maneja a colocação da informação. Como resultado, o NAS permite compartilhar arquivos entre distintos usuários e sistemas operativos através dos protocolos: Network File System (NFS - para Unix) e Common Interface File System (CIFS - para NT). 
 

Múltiplos servidores podem "ver" o sistema de arquivos de forma simultânea. De toda maneira, estar conectado diretamente à LAN tradicional gera algumas preocupações com respeito ao throughput. Geralmente, a NAS é utilizada para aplicações que tenham tarefas de leitura intensivas. Nestes casos, muitos clientes podem acessar de forma simultânea os mesmos volumes dando menor latência e melhor performance.
 

As NAS requerem como hardware de interconexão a placa tradicional de conexão à rede Network Interface Cards (NICs).

 
  SAN SAN
Protocolo Bloco Arquivo (NFS, CIFS)
Latência Baixa Standard IP
Segurança Alta - não é compartilhada Compartilhada, com controles
Aplicações A informação não se compartilha Compartilhada
Hardware no servidor HBAs NICs
 
 

LETRA B. NAS, NAS e NAS.

Senhores, segue o meu raciocínio amparado pelas palavras de Manoel Veras. Vou deixar a I(a primeira) por último.

II- Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"NAS são acessados por clientes e servidores em uma rede IP."

III-Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"O NAS utiliza seu próprio sistema operacional normalmente dedicado ao trabalho de servir arquivos, ou seja, para otimizar o I/O para vários sistemas operacionais."

I- Para responder a primeira questão tomei como base a terceira questão(III) tanto nas palavras de Manoel Veras como a própria questão da prova que afirma que "o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos(aqui ele está se referindo ao próprio SO do NAS)", portanto, na questão I(UM) o servidor de aplicação não tem controle algum sobre o subsistema de discos. Essa responsabilidade é gerenciada pelo sistema operacional do NAS.

Bibliografia:

DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS








Para ser sincero, só concordei com o gabarito por entender que NAS é um dispositivo e SAN é uma rede, o que faz a letra B ser a única plausível.

Olha minha gente... sinceramente... existem tantas diferenças entre SAN e NAS que não deve ser fácil encontrar 3 características que podem ser de ambos os recursos de rede de armazenamento de dados.

Tudo bem que, pensando com a cabeça do examinador, no final das contas vamos marcar NAS NAS NAS, mas vejamos:

I - eu pergunto: o servidor de aplicação, em uma SAN, tem controle e conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos?

Entendo que, se não há esse controle e conhecimento com a utilização de um NAS, muito menos tais controles existem em uma aplicação do tipo SAN. Sendo assim, a afirmativa I serve para os dois recursos.

II - Naturalmente, no cotidiano, a nossa tendência é associar a palavra dispositivo a um aparelho que nos dê uma resposta em especial, por exemplo, um celular, uma bomba e, até mesmo, uma caneta. No entanto, todo aparato (ou artefato) é um dispositivo. E quem pode afirmar que uma rede, um carro, um avião, um motor não são também exemplos de dispositivos?

Ademais, qual o impedimento de se conectar uma rede tipo SAN a uma rede local, ou remota, ou, ainda, compartilha-la com outra rede de computadores?

Mais uma vez, essa afirmativa, na minha opinião, serve tanto para SAN quanto para NAS.

III - Da mesma forma que as anteriores, atende ambas especificações. No frigir dos ovos, quem controla o sistema de armazenamento são os SO e, em ambas aplicações, há a desoneração do servidor de aplicação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo