Para os itens de 31 a 38, serão consideradas como proposiç...
Para os itens de 31 a 38, serão consideradas como proposições apenas as sentenças declarativas, que mais facilmente são julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, deixando de lado as sentenças interrogativas, exclamativas, imperativas e outras. As proposições serão representadas por letras maiúsculas do alfabeto: A, B, C etc. Para a formação de novas proposições, denominadas proposições compostas, a partir de outras, usam-se os conectivos “e”, “ou”, “se ..., então” e “se e somente se”, e o modificador “não”, ou “não é verdade que”, simbolizados, respectivamente, por: , ,->,<-> e Dessa forma, AB é lido como “A e B”; AVB é lido como “A ou B”; A -> B é lido como “se A, então B”; A <-> B é lido como “A se e somente se B”, significando, nesse caso, que A->B e B->A; ^A é lido como “não A”. Uma proposição é simples quando, em sua formulação, não se emprega nenhum dos conectivos
A cada proposição supõe-se associado um dos julgamentos V ou F, que se excluem. Para associar esses valores V ou F às proposições compostas, são usadas como critério as tabelas-verdades, como a seguir
As proposições em que a tabela-verdade contém apenas V são denominadas tautologias, ou logicamente verdadeiras. Se a tabela verdade contiver apenas F, a proposição é logicamente falsa.
Uma afirmação formada por um número finito de proposições A1, A2,... A,, que tem como consequência outra proposição, B, é denominada argumento. As proposições A1; A2,... A„ são as premissas, e B é a conclusão.
Se, em um argumento, a conclusão for verdadeira sempre que todas as premissas forem verdadeiras, então o argumento é denominado argumento válido.
Tendo como base essas informações, julgue o item abaixo.
O argumento formado pelas premissas
A1, A2, A3 = A1->-A2, A4 = A2 ->A, e pela conclusão B = A3 A4 é válido.