O impacto nutricional adverso do câncer pode ser ocasionado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FAMEMA Prova: FGV - 2021 - FAMEMA - Nutrição |
Q1798336 Nutrição
O impacto nutricional adverso do câncer pode ser ocasionado tanto pela própria doença quanto pelos efeitos colaterais dos tratamentos com quimioterapia e/ou radioterapia.
Assinale a opção que correlaciona corretamente o impacto nutricional adverso à estratégia de intervenção nutricional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A desnutrição e desordens metabólicas, muitas vezes presentes em pacientes com câncer, podem impactar negativamente na evolução do tratamento da doença. A condição nutricional apresenta importante papel no tratamento de pacientes com câncer.

É comum que pacientes submetidos ao tratamento antineoplásico apresentem sinais e sintomas que diminuem a aceitação da alimentação e contribuem para o déficit calórico e nutricional, com consequente aumento no risco de complicações e comorbidades. Vamos a análise das alternativas:

A) ERRADO – em caso de mucosite, deve-se evitar alimentos em extremos de temperatura.

B) CERTO – em caso de esofagite induzida por radioterapia, deve-se priorizar a ingestão de alimentos úmidos e evitar alimentos secos e duros.

C) ERRADO – em caso de alteração do paladar, utensílios de plástico ou de vidro devem ser utilizados para diminuir o gosto metálico.

D) ERRADO – em caso de xerostomia, deve-se consumir alimentos ácidos, uma vez que esses estimulam naturalmente a produção de saliva pelas glândulas salivares.

Gabarito do Professor: LETRA B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

mucosite - deve-se evitar o consumo de alimentos citricos, duros e picantes

a xerostomia deve-se proorizar a ingestao de liquidos já que a boca está seca

GABARITO B

Esofagite:

Quando necessário, utilizar complementos nutricionais com flavorizantes não cítricos.

Evitar alimentos secos e duros.

– Utilizar alimentos em temperatura ambiente.

– Diminuir o sal das preparações.

– Dar preferência a alimentos na consistência pastosa (carnes macias, bem cozidas, picadas, desfiadas ou moídas) ou liquidificados.

– Usar papas de frutas e sucos não ácidos.

– Mastigar bem os alimentos, evitando a aerofagia.

– Manter cabeceira elevada (45°) durante e após as refeições.

– Evitar a ingestão de café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá-mate, alimentos com cafeína ou qualquer bebida gaseificada.

– Evitar condimentos ácidos que possam irritar a mucosa.

Fonte: Consenso 2021

Segue lá: @nutricaoconcurso

### A) Mucosite – estimular o consumo de alimentos quentes.

**Errada.** A mucosite é uma inflamação da mucosa oral que pode causar dor e desconforto. Alimentos quentes podem irritar ainda mais a mucosa inflamada, portanto, a recomendação seria optar por alimentos em temperatura morna ou fria.

### B) Esofagite – estimular a ingestão de alimentos mais úmidos.

**Certa.** A esofagite, que é a inflamação do esôfago, pode tornar a deglutição dolorosa. Alimentos mais úmidos podem facilitar a passagem dos alimentos pelo esôfago e reduzir o desconforto associado.

### C) Alteração do paladar – evitar o uso de utensílios de plástico.

**Errada.** Embora algumas pessoas possam relatar alterações no paladar durante o tratamento do câncer, evitar utensílios de plástico não é uma estratégia diretamente relacionada à melhora do paladar. Algumas pessoas podem preferir utensílios de plástico devido ao gosto metálico que certos materiais podem transmitir.

### D) Xerostomia – evitar o consumo de alimentos ácidos.

**Errada.** Embora a xerostomia (boca seca) possa tornar o consumo de alimentos ácidos desconfortável, a recomendação geralmente é focar em aumentar a hidratação e o consumo de alimentos úmidos e macios, em vez de simplesmente evitar os ácidos.

### Conclusão:

A opção **B)** "Esofagite – estimular a ingestão de alimentos mais úmidos" é a que correlaciona corretamente o impacto nutricional adverso à estratégia de intervenção nutricional. Se você tiver mais perguntas ou quiser discutir outros aspectos sobre nutrição no câncer, estou aqui para ajudar!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo