O colapso econômico de 1929 foi único em termos de profundid...
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema nele abordado, além do contexto histórico que lhe serve de moldura, julgue (C ou E) os itens seguintes.
Em 1933, no auge da crise, Roosevelt e Hitler chegaram ao poder, e seus governos notabilizaram-se por oferecer respostas contundentes ao caos social e político em que se encontravam EUA e Alemanha. Com o New Deal, de Roosevelt, ainda que preservada a democracia, amplia-se a presença do Estado na economia, em contraste com as práticas econômicas ultraliberais que haviam levado ao colapso do sistema.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O colapso econômico de 1929 foi um marco na história mundial devido à sua profundidade e amplitude. Foi uma crise sem precedentes, pois, pela primeira vez, a economia dos países industrializados sofreu um abalo extenso e duradouro, com uma significativa redução na produção e um nível de desemprego que afetou gravemente a força de trabalho. Além disso, crises financeiras e cambiais se espalharam rapidamente pelo globo, fazendo com que economias inteiras entrassem em colapso praticamente ao mesmo tempo. Esse evento foi tão abrangente que nenhuma das principais nações conseguiu escapar de seus efeitos.
Em relação a este contexto, e considerando as diversas consequências que ele trouxe, podemos afirmar que, em 1933, no auge da crise, duas figuras políticas importantes vieram ao poder: Roosevelt nos EUA e Hitler na Alemanha. Ambos os líderes propuseram soluções marcantes para os graves problemas sociais e políticos de seus respectivos países. Roosevelt, com seu New Deal, introduziu um modelo econômico que, apesar de preservar a democracia, aumentou significativamente o papel do Estado na economia. Isso representou um contraste evidente com as políticas econômicas ultraliberais anteriores, que muitos consideram ter contribuído para a crise econômica devastadora. Portanto, a afirmação em análise é correta (C).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Antes mesmo da crise de 29, a presença do Estado era enorme na economia, e tal presença foi um dos motivos que levaram o colapso da economia. "Ultraliberal" era a ultima coisa que os EUA era nos anos 20.
Fonte: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2594
Gab: C
De acordo com a maioria da bibliografia, houve um aumento da presença do Estado pós-crise de 29.
Keynesianismo > New Deal > Plano de recuperação da economia pós crise de 1929.
A crise se deu pela superprodução e o estado teve que procurar a forma de contornar o problema.
Ultraliberais? Como escreve Rothbard, o intervencionismo exacerbado, como através da protecionista lei Smooth Hawley, em junho de 1930, foi o que levou os EUA à crise. Contudo, é preciso responder através do paradigma keynesiano.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo