O emprego da conjunção “se” e da forma verbal “der” definem ...
Considere as informações da capa da revista para responder à questão.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
"Como ganhar dinheiro SE (CASO, NA HIPÓTESE DE) o Brasil der (dê, dar) certo."
→O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer
→Conjunções subordinativas condicionais (Iniciam uma oração em que se indica uma condição): se, caso, contanto que, salvo se, desde que, a menos que, a não ser que.
Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
Não entendo por que não é "causa".
As Causais iniciam uma oração subordinada denotadora de causa, ou seja, "Ganhar Dinheiro => a causa é => SE o Brasil der certo".
Alguém pode comentar?
Obrigada.
Marcia Melo. É necessário analisar a conjunção e o modo verbal.
Se fosse, por exemplo, "Ganhei dinheiro porque o Brasil deu certo", teríamos uma relação de subordinação causal evidenciada pela conjunção porque.
No entanto, "Como ganhar dinheiro se o Brasil der certo", apresenta uma relacão de subordinação condicional - uma hipótese - evidenciada pela conjunção se.
Além disso, conforme explicou o colega Wanderson, o verbo no modo subjuntivo - se der certo - transmite a ideia de hipótese.
Futuro Subjuntivo -> Hipótese
Se -> Condição
Gabarito letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo