De acordo com a norma-padrão de regência, as passagens “Mad...
Leia o texto para responder à questão.
É urgente
A decisão de Nicolás Maduro de elevar a meio milhão os milicianos armados com fuzil na Venezuela é a pior de suas ideias ruins.
Sugere que Maduro prevê a decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. Caso não o seja, nem por isso se extinguirá o mal do armamentismo: vai prolongar-se na criminalidade típica de uma população armada e, em grande parte, indesarmável. Ainda por motivos mais econômicos, os venezuelanos fogem em massa. Seu número cresce. O Brasil está atrasado, como se indiferente, nas providências para essa emergência social.
(Jânio de Freitas, “É urgente”. Folha de S.Paulo, 20.04.2017)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
Prevê não é quer e nem aspira. O que valida a D e C. Quem está indiferente, o está à alguma coisa, o que mata a C.
Maduro anseia pela decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. (quem anseia, anseia POR alguma coisa)
a) Maduro aspira da decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. / O Brasil parece estar indiferente das providências para essa emergência social, o que mostra seu atraso.
b) Maduro quer da decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. / O Brasil parece estar indiferente de providências para essa emergência social, o que mostra seu atraso.
c) Maduro anseia à decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. / O Brasil parece estar indiferente de providências para essa emergência social, o que mostra seu atraso.
d) Maduro anseia pela decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. / O Brasil parece estar indiferente a providências para essa emergência social, o que mostra seu atraso.
e) Maduro quer a decisão da discórdia venezuelana por meio das armas. / O Brasil parece estar indiferente em providências para essa emergência social, o que mostra seu atraso.
Complementando os comentários dos colegas... Quem esta indiferente, esta indiferente a alguma coisa, no casos aspirações está no plural, logo preposição no singular e "preocupações" no plural não ocorrerá crase.....
Quem anseia- ANSEIA "POR"
Quem está indiferente- está INDIFERENTE "A"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo