João, agente de fiscalização do Município de Salvador na áre...
João, agente de fiscalização do Município de Salvador na área de meio ambiente e serviços públicos, no exercício da função, efetuava fiscalização ostensiva e permanente das ações de acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destino final do entulho produzido por determinada sociedade empresária do ramo de construção civil, que construía um prédio novo no Município.
Apesar de verificar diversas irregularidades durante a fiscalização, para deixar de adotar as providências administrativas e legais aplicáveis, João recebeu propina no valor de dez mil reais do particular interessado.
No caso em tela, a conduta de João violou, frontal e diretamente, o princípio expresso da Administração Pública da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sabendo disso, vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO - o princípio da publicidade é considerado um princípio expresso e prega a necessidade de ampla publicidade dos atos administrativos entre os administrados, permitindo, inclusive que estes possam exercer o controle social das ações administrativas. Não guarda, portanto, relação com a conduta descrita no enunciado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nesse contexto, vale ressaltar que a moralidade administrativa possui diferença da moral comum, pois a aquela não obriga o dever de atendimento a esta, vigente em sociedade. No entanto, exige total respeito aos padrões éticos, decoro, boa-fé, honestidade, lealdade e probidade.
Um progresso de incomensurável relevância para o Princípio da Moralidade foi a Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92, que aborda as devidas sanções aplicáveis aos agentes públicos. Essa lei proporcionou uma base sólida às exigências impostas pelo princípio da moralidade.
Letra D
João não foi nada ético ao receber propina
SERTÃO!
DIRIA QUE ELE ALÉM DE VIOLAR O PRINCÍPIO DA MORALIDADE, VIOLOU O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE... POIS RECEBER PROPINA PRA NÃO APLICAR A LEI É CRIME!!
É também um ato de improbidade administrativa na modalidade enriquecimento ilícito.
Algumas características da Moralidade:
Padrão ético/
Boa-fé (Objetiva)
Moral jurídica ou objetiva.
Nem todo ato imoral é ilegal.
lembre da correlação de princípios:
Moralidade/ finalidade/ legalidade..
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo