Ao ser intimado em procedimento de cumprimento de sentença,...
Ao ser intimado em procedimento de cumprimento de sentença, o réu requereu a limitação do número de exequentes por considerar que, diante das circunstâncias do caso concreto, a quantidade de litisconsortes ativos dificultaria o cumprimento da decisão exequenda.
Na situação hipotética apresentada, de acordo com o CPC, a limitação do denominado litisconsórcio multitudinário
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA D
Art. 113. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:
I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;
II - entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir;
III - ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito.
§ 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
Multitudinário vem da palavra “multidão”. Assim, haverá esse tipo de litisconsórcio quando houver um número relativamente elevado de autores. A figura do litisconsórcio multitudinário, geralmente, é associada ao litisconsórcio facultativo. Assim sendo, ele é verificado apenas no polo ativo. É aquele formado por um excessivo número de litisconsortes facultativos.
Nos termos do art. 113, CPC, o juiz pode limitar o número de autores quando o excesso de pessoas comprometer ou dificultar: i) a celeridade, ii) o direito de defesa; e iii) a garantia da eficácia da fase de cumprimento de sentença.
O CPC/15 prevê a possibilidade de limitação do litisconsórcio facultativo multitudinário em três hipóteses:
a) Quando o número de litigantes comprometer a rápida solução do litígio;
b) Quando o número de litigantes dificultar a defesa; ou
c) Quando o número de litigantes dificultar o cumprimento da sentença.
Tem-se que a limitação do litisconsórcio não poderá ser realizada em qualquer hipótese, conforme dispõe o art. 113, § 1º, do CPC/15. O litisconsórcio será limitado quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
Além disso, a limitação poderá ser feita na fase de conhecimento, na fase de liquidação da sentença ou na fase de execução.
O requerimento da limitação acarreta a interrupção (não é suspensão!) do prazo para manifestação ou resposta, recomeçando da intimação da decisão que a solucionar.
Letra D
Art. 113. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:
§ 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
Fundamento: CPC art. 113, § 1°.
O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
__________________________________________________________
»» LEGISLAÇÃO FORMATADA PARA IMPRESSÃO/APOSTILA DIGITAL PDF:
✔ CF/88 [Gratuito]
✔ Código Civil || ✔ Código Penal ||
✔ Código de Processo Civil || ✔ Código de Processo Penal
✔ Outras
Acesse: https://www.instagram.com/legisformatada/
⏩Não perca tempo baixando direto do Planalto.
► Aqui, sua lei já está toda formatada para imprimir ou usar no Word/LibreOffice/PDF/Kindle para estudar. Se preferir pode imprimir.
■ Material para Concursos
♦ Leis em PDF (impressão/PC) ♦ Leis DOCX/Epub (PC/Kindle)
MODELO: https://drive.google.com/drive/folders/10YUUJ8Gk6Xid3dDg9PR6-KSj_KKy0Sgf?usp=sharing
Gabarito: letra D.
CPC: Art. 113.
§ 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença. (ou seja, a justificativa do réu é legítima)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo