Conforme Luck (1991), o Orientador Educacional é comumente s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115997 Pedagogia
Conforme Luck (1991), o Orientador Educacional é comumente solicitado nas escolas para realizar múltiplas tarefas que não dizem respeito, diretamente, à Orientação Educacional. Tais situações revelam a falta de planejamento das suas ações na escola. Em relação ao planejamento do Orientador Educacional, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Dar a prática profissional um caráter sistemático e contínuo.
( ) Demonstrar a importância e relevância da Orientação Educacional para o desenvolvimento da prática pedagógica da escola como um todo.
( ) Mediante o esforço de planejar e da efetivação de suas propostas na prática, as distorções de suas ações não podem ser corrigidas ou eliminadas.
( ) As situações urgentes que requerem a rápida solução de problemas devem ser sempre priorizadas pela Orientação Educacional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - V – V – F – F.

O papel do Orientador Educacional é essencial dentro do contexto escolar, pois ele é o profissional responsável por mediar as relações entre alunos, professores e a comunidade escolar, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. A questão aborda a importância do planejamento de suas ações para que possam ser realmente efetivas e não serem desviadas para funções que não competem diretamente à Orientação Educacional.

No primeiro item, ao afirmar que o Orientador Educacional deve dar à prática profissional um caráter sistemático e contínuo, a assertiva é verdadeira (V). Isso reflete a necessidade de um trabalho organizado e regular, que é fundamental para garantir que a Orientação Educacional seja eficiente e possa ser avaliada e aprimorada ao longo do tempo.

O segundo item também é verdadeiro (V), pois destaca a importância de demonstrar a relevância da Orientação Educacional para o desenvolvimento da prática pedagógica. Isso reforça o papel do orientador como um integrante essencial no processo educativo, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de ensino e aprendizagem.

A terceira afirmação é falsa (F), pois sugere que as distorções nas ações do Orientador Educacional não podem ser corrigidas ou eliminadas, o que contraria a ideia de que o planejamento e a reflexão sobre a prática são processos de melhoria contínua. Portanto, as ações podem e devem ser reavaliadas para corrigir possíveis falhas.

O último item também é falso (F), pois alega que as situações urgentes devem ser sempre priorizadas pela Orientação Educacional. Embora essas situações demandem atenção, o trabalho do orientador não pode se restringir a apagar incêndios, mas deve se focar no planejamento e ações estratégicas para o desenvolvimento educacional sustentável.

Portanto, compreender esses aspectos do papel do Orientador Educacional é fundamental para resolver a questão e para a prática desse profissional em um contexto escolar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B: apenas as duas primeiras afirmativas estão corretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo