Paciente com quadro de incontinência urinária pós Acidente V...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072210 Fisioterapia
Paciente com quadro de incontinência urinária pós Acidente Vascular Encefálico (AVE) compareceu à fisioterapia para tratamento. Em estudos sobre melhor frequência para tratar esta disfunção, observou-se que a frequência de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão fornecida, cujo gabarito correto é a alternativa C.

A questão trata de um paciente com incontinência urinária após um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e aborda o tratamento fisioterapêutico dessa disfunção, especificamente a eficácia de diferentes frequências no tratamento.

Para resolver esta questão, é necessário compreender alguns conceitos importantes:

Incontinência urinária pós-AVE: A incontinência urinária pode ocorrer como resultado de danos neurológicos causados por um AVE, afetando a capacidade do paciente de controlar a bexiga.

Frequências de tratamento: No contexto de fisioterapia neurológica, diferentes frequências de estimulação elétrica podem ser usadas para tratar disfunções urinárias. Estudos comparativos podem indicar qual frequência é mais eficaz em determinadas condições.

Vamos agora justificar a alternativa correta e as incorretas:

Alternativa C: A frequência de 20 Hz foi melhor que 75 Hz nas variáveis Escores de Sintoma de Bexiga Hiperativa, Índice de Barthel, valores urodinâmicos e diário miccional. Esta alternativa está correta, pois estudos apontam que a frequência de 20 Hz pode ser mais eficaz para melhorar esses parâmetros em pacientes com incontinência urinária pós-AVE.

Alternativa A: Afirma que 20 Hz foi melhor que 75 Hz apenas em algumas variáveis, o que não está coerente com a totalidade dos estudos citados na questão.

Alternativa B: Afirma que 20 Hz foi pior que 75 Hz nas variáveis mencionadas, o que contraria os dados apresentados na questão.

Alternativa D: Sugere que 75 Hz foi melhor em alguns parâmetros e 25 Hz em outros, o que não é consistente com os estudos que indicam a eficácia da frequência de 20 Hz.

Alternativa E: Afirma que as duas frequências apresentaram melhora em todos os parâmetros, o que também não está de acordo com a superioridade da frequência de 20 Hz evidenciada pelos estudos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Baita sacanagem esse tipo de questão que envolve artigos publicados !

Alguns estudos destacam que a menor frequência (20hz) é mais vantajosa em comparação as mais elevadas (75hz); pode ser que ajude na próxima. :-)

Senti falta da questão descrever qual corrente é essa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo