Com base nas resoluções do CONAMA, julgue o item que se segu...
Na construção e habitações de interesse social, o empreendedor deve atentar-se às condicionantes impostas pelo órgão licenciador, visto que, em caso de violação ou inadequação destas, o órgão ambiental poderá apresentar novas exigências e mais graves que as anteriores. No entanto, uma vez iniciadas as obras, em razão da segurança dos atos administrativos, a licença ambiental não poderá ser cancelada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender adequadamente essa questão, é importante entender como funcionam as licenças ambientais, principalmente no contexto de construções e habitações de interesse social. As licenças são instrumentos legais que possibilitam ao empreendedor realizar atividades que tenham potencial de impacto ao meio ambiente, mas sempre sob a condição de seguir as normas e exigências estabelecidas pelos órgãos licenciadores, como os definidos nas resoluções do CONAMA.
A questão afirma que, mesmo se houver violações das condicionantes ambientais durante o empreendimento, a licença ambiental não poderia ser cancelada uma vez que as obras tenham começado. No entanto, essa afirmação está incorreta.
Gabarito: E (errado)
O motivo para isso é que as licenças ambientais são instrumentos condicionados. Isso significa que o não cumprimento das exigências impostas pelo órgão licenciador pode, sim, levar à suspensão ou até mesmo ao cancelamento da licença, independentemente do estágio em que a obra se encontre. Portanto, a segurança dos atos administrativos não garante a irreversibilidade da licença diante do descumprimento das condições estabelecidas.
Vamos entender melhor:
- Resoluções do CONAMA: Estas resoluções estabelecem diretrizes para o licenciamento ambiental no Brasil, definindo como deve ser o procedimento para obtenção e manutenção das licenças ambientais.
- Violação de condicionantes: Refere-se ao descumprimento das obrigações impostas no processo de licenciamento ambiental. Isso pode levar a intervenções dos órgãos ambientais, que podem incluir desde multas até a suspensão ou cancelamento da licença.
- Segurança dos atos administrativos: Embora seja um princípio administrativo que busca dar estabilidade aos atos já realizados, ele não é absoluto e pode ser superado em casos de descumprimento de normas legais ou regulamentares.
Portanto, a afirmação de que a licença não poderia ser cancelada está errada, pois viola o princípio da condicionalidade das licenças ambientais. Isso reflete a necessidade de o empreendedor manter-se sempre em conformidade com as exigências estabelecidas, sob pena de sofrer penalidades.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CONAMA 237/97
Art. 19 – O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer:
I - Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais.
II - Omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença.
III - superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.
Tirando algumas exceções, podemos lembrar sempre do princípio da PRECAUÇÃO e da VEDAÇÃO AO RETROCESSO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo