“Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475158 Psicologia
“Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?

Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade. 30 (106), 2009, p. 281-99 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o  item  que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.

O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é "E - errado".

Para entender por que essa é a resposta correta, vamos analisar o tema da questão e os conhecimentos de Psicologia do Desenvolvimento que ela aborda:

O enunciado e o contexto fornecem um cenário de violência cometida por adolescentes e questionam se essa violência é resultado de uma história de vida marcada por graves fatores de risco familiares. A questão se refere ao entendimento de que o comportamento dos adolescentes em conflito com a lei pode ser influenciado por diversos fatores de risco, mas não exclusivamente os familiares.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é "E - errado" porque reduzir a causa do comportamento desviante do adolescente apenas a fatores de risco familiares é uma visão simplista e insuficiente. A Psicologia do Desenvolvimento e a literatura científica nos mostram que o comportamento de violar normas sociais pode ser resultado de uma combinação complexa de fatores, incluindo:

  • Fatores Individuais: como características de personalidade, transtornos mentais, e a capacidade de resiliência.
  • Fatores Ambientais: como a exposição à violência na comunidade, condições socioeconômicas, e a influência de pares.
  • Fatores Familiares: como negligência parental, abuso, e falta de supervisão, mas isso é apenas parte do quadro.

Portanto, afirmar que o adolescente em conflito com a lei é reflexo exclusivamente de fatores de risco familiares ignora a complexidade da questão e os múltiplos determinantes que podem influenciar o comportamento de um indivíduo.

Explicação das Alternativas Incorretas:

A alternativa "C - certo" seria incorreta porque aceita que apenas os fatores familiares são responsáveis pelo comportamento desviante, desconsiderando outros fatores significativos que contribuem para o comportamento em adolescentes em conflito com a lei.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco sociais.

Mas os riscos familiares também não estão incluídos nisso? A precariedade muitas vezes vem de casa, falta comida, carinho, atenção... Os pais muitas vezes agem de forma despreocupada e até mesmo violenta com essas crianças e adolescentes. Pra mim os dois são válidos, tantos sociais quanto os familiares.

Entendo que a afirmativa está errada porque coloca a história de vida exposta a graves fatores de risco familiares como determinante para a violação das normas sociais.

Se o trecho "[...] é reflexo de uma história [...]" fosse substituído por "pode ser reflexo de uma história ...", aí sim teriamos uma questão correta.

Concordam?

Penso que o erro é porque está muito (causa e efeito) sendo que nada é absoluto. É como o colega disse, se ao invés de colocar: é reflexo.... tivessem colocar : pode ser reflexo, estaria correto, ainda mais que a assertiva está diretamente ligada ao âmbito familiar, sendo que não necessariamente a causa é a família, são uma gama de fatores envolvidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo