Inserido nos debates que vêm ocorrendo nas últimas décadas n...
Inserido nos debates que vêm ocorrendo nas últimas décadas no Brasil em torno da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), o município de Florianópolis publicou em 2016 a Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, com o intuito de “[...] traduzir o desejo de uma Rede em garantir a igualdade para todos na sua diversidade, baseada no reconhecimento e no respeito às diferenças” (FLORIANÓPOLIS, 2016, p. 07).
O documento expressa uma série de pressupostos para a educação pautada na diversidade étnica:
1. As políticas afirmativas são consequência de um movimento natural, sem tensionamentos e que conta com a adesão de todos os grupos sociais em defesa das chamadas políticas de reparação.
2. O fortalecimento de identidades pressupõe a compreensão de que não podemos homogeneizar os conteúdos escolares tomando por base somente uma perspectiva étnica, uma “única história”.
3. Um dos mecanismos do racismo está estabelecido na invisibilidade dos grupos discriminados, ocultando-os, apagando os rastros de seus percursos, manifestações, autorias e presenças.
4. A educação pública, como lugar de direito, acolhe sujeitos plurais, oriundos de gêneros, regiões, condições sociais, gerações e etnias distintas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.