A cavidade final de uma superfície oclusal de um 2o molar p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251476 Odontologia
A cavidade final de uma superfície oclusal de um 2o molar permanente inferior, para restauração direta com resina composta, deverá ter as seguintes características: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão, cujo tema central é a preparação da cavidade em um segundo molar inferior para restauração com resina composta. É crucial entender os princípios de preparação cavitária para materiais restauradores diretos.

Alternativa correta: B

A alternativa B é a correta porque descreve uma cavidade que pode ser única ou múltipla, alinhada com a prática de cavidades compostas em dentes posteriores para resina composta. A cavidade confinada parte ao esmalte e parte à dentina reflete a realidade da maioria das preparações oclusais. O ângulo cavo superficial nítido sem bisel é recomendado, pois a resina composta adere melhor a superfícies lisas e não requer biselamento, que é mais comum em restaurações com amálgama.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Esta alternativa sugere que a cavidade seja única e confinada apenas ao esmalte, o que não é prático para a maioria das lesões oclusais em molares, pois muitas vezes a cárie atinge a dentina.

C - A alternativa propõe que a cavidade tenha profundidade maior ou igual à largura, o que não é ideal, pois a cavidade não precisa ser tão profunda quanto larga em restaurações de resina composta. Além disso, o bisel não é necessário, como mencionado anteriormente.

D - Apesar de correta quanto à profundidade, a presença do ângulo cavo superficial nítido sem bisel está correta, mas o foco está na parte de ser única ou múltipla, que já foi abordada corretamente na alternativa B.

E - Aqui, o ângulo cavo superficial em 45 graus não se aplica a resinas compostas, pois, novamente, o biselamento não é necessário como é para amálgamas.

Por último, lembre-se que a compreensão de como uma cavidade deve ser preparada para diferentes materiais restauradores é fundamental na prática odontológica. Isso assegura a longevidade e a estética das restaurações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está relacionada à odontologia restauradora, especificamente sobre as características que a cavidade final de uma superfície oclusal de um segundo molar permanente inferior deve ter para ser restaurada diretamente com resina composta. A alternativa B é a correta porque descreve corretamente as condições ideais para esse tipo de restauração. Ela pode ser única ou múltipla, uma vez que depende da extensão da lesão. Além disso, a cavidade deve estar confinada tanto ao esmalte quanto à dentina, o que representa a realidade anatomofisiológica da estrutura dentária. Além disso, o ângulo cavo superficial deve ser nítido e sem bisel, pois a resina composta tem um bom desempenho de aderência nessas condições, não necessitando de um bisel para melhorar a retenção da restauração, como acontece com outros materiais, como a amálgama. Portanto, as demais alternativas estão incorretas porque descrevem características que não são ideais para a restauração direta com resina composta.

Parte esmalte e parte dentina?

questão meio confusa

Pensando aqui na alternativa B.

1. unica ou multipla ok

2.confinada parte a esmalte e parte a dentina (meio confuso/ mas nao pode ser as outras alternativas porque falam de profundidade e largura ( logo a resina pode se aplicada em qualquer largura ou altura)

3.nitida(porque com bisel vai ocorrer um desgaste a mais, que nao precisa na resina posterior. na classe III OU IV PRECISA para gerar a transição de cor)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo