O emprego das formas e das locuções verbais “estaria” (L.3),...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327471 Português
Imagem 003.jpg

Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O emprego das formas e das locuções verbais “estaria” (L.3), “pode conter” (L.17), “Pode ser” (L.19) e “deve ocorrer” (L.21) indica que o fato abordado no texto relaciona-se a uma hipótese, que poderá ou não se confirmar no futuro.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O emprego das formas e das locuções verbais “estaria” (L.3), “pode conter” (L.17), “Pode ser” (L.19) = Correto, todas expressam uma ideia hipotética, relativizam, colocam em dúvida.

Mas e "deve ocorrer" que poderia ser trocado por "ocorrerá"? Como isso pode ou não se confirmar no futuro como pede a questão, se o tempo verbal no qual a locução pode ser substituída (futuro do presente) indica certeza?

Quem puder responder e me mandar uma mensagem, agradeço muito.

ESTARIA = Futuro do Pretérito ( Modo Indicativo) = Exprime ações que iriam acontecer, mas não vão mais. Então só com esse verbo a questão já tá errada.

PODE CONTER, PODE SER, PODE OCORRER: Não tenho certeza, mas acredito que pelo fato dos verbos auxiliares estarem no Presente do indicativo também não se trata de hipóteses (modo subjuntivo). Porém não sei qual a classificação gramatical de PRESENTE DO INDICATIVO (PODE,DEVE)+INFINITIVO, se alguém souber me ajuda aí.
"A certificação final deve ocorrer ainda..." é a condição para que as hipóteses estabelecidaas “estaria” (L.3), “pode conter” (L.17), “Pode ser” (L.19) se confirmem ou não, justamente como a questão propõe.
Futuro do pretérito, assim como os termos "pode" e "deve", indicam algo que pode ou não se tornar compatível com a realidade, podendo ou não se confirmar no futuro.

CERTO.

Verbos no futuro do pretérito indicam uma hipótese.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo