Na maioria dos países, o aumento histórico da participação d...
agregados econômicos. Considerando essa teoria, julgue os itens
que se seguem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O assunto abordado é sobre a tendência de evolução do gasto público.
Com base nos ensinamentos de Giambiagi e Além (2000), podemos destacar os seguintes itens que implicam no aumento do gasto público no PIB:
i) Esforço de guerra.
ii) Fatores demográficos: "À medida que uma proporção maior da população se torna idosa, crescem os gastos totais com saúde, assim como as despesas previdenciárias" (p.57).
iii) Urbanização: "Quando a população é predominantemente rural, a sobrevivência das pessoas está ligada em muitos casos à simples agricultura de subsistência; não há grandes aglomerações populacionais; e inexiste, virtualmente, o conceito de "serviço público". Já com o fenômeno da migração do campo para a cidade, há uma demanda muito maior por esse tipo de serviços, principalmente aqueles ligados à saúde, à educação e à criação de uma infra-estrutura de transportes urbanos" (p.57).
... entre outros fatores.
GIAMBIAGI; ALÉM. Finanças Públicas. 2 ed. Rio de Janeiro: campus, 2000.
Deus seja louvado!
Podemos citar além da urbanização, do aumento da tecnologia que permite maior tempo de vida às pessoas, também a participação do estado nos últimos tempos como provedor de liquidez e políticas fiscais expansionistas para tentar fazer com que o PIB seja impulsionado. Em muitos países desenvolvidos, o indicador trimestral chegoua mostrar retração da economia ( vindo abaixo de 0%) e isso só pode ser modificado gralas à ação forte do estado realizando obras, gastos públicos e alguns cortes também em determinadas áreas. Alguns autores pensam que para países em desenvolvimento seria melhor utilizar o PNB ( produto nacional bruto) e para países desenvolvidos utilizar o PIB.
Lei de Wagner.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo