Uma região da bacia hidrográfica é constituída por uma baci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097852 Engenharia Civil
Uma região da bacia hidrográfica é constituída por uma bacia ou um grupo de bacias ou sub-bacias com características semelhantes. Na delimitação de uma bacia hidrográfica é observado os pontos mais altos (linhas de separação) por meio dos divisores de água. Esses pontos dividem as precipitações e transportam o escoamento superficial para o sistema fluvial. A formação da bacia hidrográfica dá-se pelo afloramento de águas subterrâneas que por cursos de água naturais escoam por meio de desníveis dos terrenos saindo do ponto mais alto até o exutório.
I – O escoamento dos cursos d’água dos rios _____________ formam-se somente durante ou imediatamente após os períodos de precipitação. Sendo alimentados pela água de escoamento superficial, visto que se encontram acima do nível do lençol freático.
II – O escoamento dos cursos d’água dos rios _____________ contêm água durante o ano inteiro em todo o tempo.
III – O escoamento dos cursos d’água dos rios _____________ escoam nas estações de chuva e secam no período de estiagem devido o lençol freático ficar abaixo do nível do canal, assim interrompendo a alimentação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A bacia hidrográfica consiste em uma área delimitada pelas formas do relevo, onde a precipitação é captada naturalmente e converge para um ponto de saída. Uma das principais características da bacia hidrográfica é a existência de uma rede fluvial de drenagem que recebe os escoamentos superficiais gerados em todos os pontos da bacia. Essa rede fluvial é formada por cursos d'água que podem ser classificados como perenes, efêmeros ou intermitentes, dependendo da presença de fluxo de água em escoamento de base, isto é, na ausência de escoamento superficial proveniente de eventos de chuva.

 

O escoamento dos rios efêmeros forma-se somente durante ou imediatamente após os períodos de precipitação, pois são alimentados exclusivamente pela água de escoamento superficial.  Esses cursos d'água se encontram acima do nível do lençol freático, o que significa que não recebem contribuição de água subterrânea (escoamento de base).

 

O escoamento dos rios perenes contém água durante o ano inteiro, em todo o tempo, pois são alimentados pelo escoamento subterrâneo mesmo nos períodos de seca.

 

O escoamento dos rios intermitentes escoa nas estações de chuva, quando o nível do lençol freático é mais alto e garante o escoamento de base, e seca no período de estiagem, quando o lençol freático fica abaixo do nível do canal, interrompendo a alimentação.

 

Dessa forma, os termos correspondentes às lacunas são: I – Efêmeros, II – Perenes, e III - Intermitentes. Portanto, a alternativa A está correta.

 

Gabarito do professor: letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: alternativa a (para os não pagantes)

Questão boa para anotar no material de estudo.

Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes.

Os rios intermitentes (temporários) são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.

Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.

- Efêmeros, II - Perenes, III – Intermitentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo