Considerando (V) para verdadeira ou (F) para falsa nas afirm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q359047 Direito Administrativo
Considerando (V) para verdadeira ou (F) para falsa nas afirmações abaixo, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei 8.666/93 confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

( ) modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.

( ) rescindi-los, unilateralmente, pelo o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.

( ) fiscalizar-lhes a execução.

( ) aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A.

Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;

III - fiscalizar-lhes a execução;

IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;


GABARITO: A

Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado

II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei

III - fiscalizar-lhes a execução;

IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.666 de 1993 e os dispositivos desta inerentes às prerrogativas conferidas à Administração Pública, previstas em tal lei.

Dispõe o artigo 58, da citada lei, o seguinte:

“Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;

III - fiscalizar-lhes a execução;

IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

§ 1º As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

§ 2º Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual."

Analisando as alternativas

Considerando o que foi explanado, percebe-se que todos os itens se encontram corretos e são verdadeiros, por estarem em consonância com os incisos I, II, III e IV, do caput, do artigo 58, da lei 8.666 de 1993.

Gabarito: letra "a".

Além do que consta no art 58 da lei, vale salientar que os contratos administrativos gozam das cláusulas exorbitantes, as quais conferem para a adm. pública uma condição de supremacia sobre o contrato. As principais cláusulas exorbitantes são: a exigência de uma garantias, a alteração unilateral( desde que respeitado o princípio do equilíbrio financeiro), a rescisão unilateral, a fiscalização e a aplicação de penalidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo