Um rapaz de 22 anos, estudante universitário, apresenta-se a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2786264 Medicina
Um rapaz de 22 anos, estudante universitário, apresenta-se ao pronto-socorro com febre, cefaleia, fotofobia e 25 leucócitos por campo de grande aumento, sem eritrócitos ou xantocromia no LCR. Sobre o diagnóstico, marque a opção CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender os sintomas apresentados pelo paciente: febre, cefaleia, fotofobia e a presença de 25 leucócitos por campo no líquido cefalorraquidiano (LCR), sem eritrócitos ou xantocromia. Esses dados são fundamentais para orientar o diagnóstico.

A alternativa correta é a A - Indicativo de inflamação meníngea, cuja causa mais provável é a infecção viral. Vamos entender por quê:

Justificativa da Alternativa Correta:

A presença de leucócitos no LCR indica uma reação inflamatória, como ocorre na meningite. A ausência de eritrócitos e xantocromia elimina a possibilidade de hemorragia. A meningite viral, também conhecida como meningite asséptica, é caracterizada por uma contagem moderada de leucócitos no LCR, muitas vezes linfócitos, e é comum apresentar-se sem xantocromia. Este quadro clínico, aliado à idade do paciente e aos sintomas, é compatível com uma infecção viral.

Examinando as Alternativas Incorretas:

B - Neurocriptococose decorrente de imunossupressão por HIV: Normalmente ocorre em pacientes com imunossupressão significativa. Não há indicação no caso de que o paciente tenha HIV ou esteja imunossuprimido.

C - Glioblastoma multiforme: Este é um tipo de tumor cerebral maligno que raramente se apresenta com um quadro de leucócitos elevados no LCR sem outros sintomas neurológicos graves.

D - Meningoencefalite herpética acometendo os lobos temporais: Esta condição geralmente apresenta-se com sintomas neurológicos focais e alterações significativas no LCR, incluindo a possibilidade de hemorragia.

E - Hemorragia subaracnóidea, cuja causa provável é a ruptura de aneurisma de artéria cerebral: Esta condição normalmente apresentaria xantocromia no LCR devido à presença de eritrócitos e produtos da degradação do sangue.

Ao analisar os sintomas e os dados laboratoriais, a alternativa A é a que mais se alinha com o quadro clínico apresentado. A prática de interpretar corretamente as informações e associá-las a conhecimentos teóricos é essencial para resolver questões deste tipo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo