A ideia de uma União Europeia, de uma forma ou de outra, não...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Instituto Rio Branco
Q1202168 História
A ideia de uma União Europeia, de uma forma ou de outra, não era nova. O século XIX havia experimentado na Europa Central uma variedade de uniões alfandegárias, com diferentes graus de sucesso, e, mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, ocasionalmente, falava-se com idealismo a respeito da noção de que o futuro da Europa estava na convergência das diversas partes. A própria Primeira Guerra Mundial, longe de dissipar essas visões otimistas, parece ter-lhes conferido mais vigor: conforme Aristide Briand insistia, chegara o momento de superar rivalidades passadas e pensar e falar como europeu, sentir-se europeu. 
Tony Judt. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 166 (com adaptações). 
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a temática por ele abordada, julgue (C ou E) o item que se segue.
A assinatura de tratados como o de Roma e o de Maastricht resultou de um longo processo de integração europeia, iniciado no pós-Segunda Guerra, tendo o fim da Guerra Fria possibilitado, dada a remoção dos obstáculos geopolíticos que impunham limites à expansão do espaço comunitário, um novo ciclo de ampliação do número de países integrantes da União Europeia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A consolidação da União Europeia é o resultado de um processo histórico de integração que se desenrolou ao longo de décadas. A noção de uma Europa unida, sugerida em diversos momentos antes mesmo das duas Grandes Guerras, foi reforçada após a Primeira Guerra Mundial, quando líderes como Aristide Briand propuseram superar as rivalidades anteriores e adotar uma perspectiva verdadeiramente europeia.

A assinatura de tratados significativos, como o Tratado de Roma e o Tratado de Maastricht, marca etapas importantes desse processo de integração. Esses acordos representaram etapas fundamentais na criação de estruturas políticas e econômicas compartilhadas entre os países membros.

Com o término da Guerra Fria, antigos obstáculos geopolíticos foram eliminados, o que permitiu que a União Europeia iniciasse um novo ciclo de expansão. A queda das divisões ideológicas e políticas na Europa possibilitou que mais nações se juntassem ao projeto de integração, aumentando o número de países membros e fortalecendo a união no continente.

Portanto, é correto afirmar que a União Europeia é fruto de um longo processo iniciado no pós-Segunda Guerra Mundial, e que o fim da Guerra Fria contribuiu para um aumento no número de países participantes, refletindo um contínuo esforço de integração europeia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo