Sobre incontinência urinária, analise as afirmativas abaix...
( ) A incontinência urinária de esforço é definida pela Sociedade Internacional de Continência (ICS) como a queixa de perda involuntária de urina no esforço físico, espirro ou tosse.
( ) Os exercícios fisioterápicos de fortalecimento do assoalho pélvico, os cones vaginais e a eletroestimulação intravaginal têm apresentado resultados expressivos para a melhora dos sintomas de incontinência urinária.
( ) Um dos principais objetivos do tratamento fisioterápico é o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois a melhora da força e da função desta musculatura favorece uma contração consciente e efetiva nos momentos de aumento da pressão intra-abdominal, evitando assim as perdas urinárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - V, V, V.
Vamos analisar cada afirmativa com cuidado:
Primeira afirmativa: "A incontinência urinária de esforço é definida pela Sociedade Internacional de Continência (ICS) como a queixa de perda involuntária de urina no esforço físico, espirro ou tosse."
Essa afirmativa é verdadeira. A incontinência urinária de esforço (IUE) é realmente caracterizada pela perda involuntária de urina em situações que aumentam a pressão intra-abdominal, como durante esforços físicos, espirros ou tosse. Essa definição é amplamente aceita e é uma base fundamental no estudo e tratamento da incontinência urinária.
Segunda afirmativa: "Os exercícios fisioterápicos de fortalecimento do assoalho pélvico, os cones vaginais e a eletroestimulação intravaginal têm apresentado resultados expressivos para a melhora dos sintomas de incontinência urinária."
Essa afirmativa também é verdadeira. Diversos estudos e práticas clínicas demonstram que as intervenções mencionadas são eficazes no tratamento da incontinência urinária. Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, conhecidos como exercícios de Kegel, os cones vaginais e a eletroestimulação intravaginal ajudam a melhorar a força e a função muscular do assoalho pélvico, resultando em uma significativa redução dos sintomas.
Terceira afirmativa: "Um dos principais objetivos do tratamento fisioterápico é o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois a melhora da força e da função desta musculatura favorece uma contração consciente e efetiva nos momentos de aumento da pressão intra-abdominal, evitando assim as perdas urinárias."
Essa afirmativa é verdadeira. O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico é, de fato, um objetivo central no tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária. Músculos pélvicos mais fortes podem se contrair de maneira mais eficiente durante momentos de aumento da pressão intra-abdominal, como ao levantar peso ou espirrar, ajudando a prevenir a perda urinária.
Portanto, todas as três afirmativas são verdadeiras, confirmando que a alternativa correta é a B - V, V, V.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo