Julgue o próximo item, considerando o PMBOK 7.ª edição.Na 7....
Na 7.ª versão do PMBOK, a gestão do projeto é baseada em princípios, em vez de processos, assim a estrutura analítica do projeto (EAP) consiste em uma lista de verificação de todos os critérios que devem ser atendidos no projeto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
A questão aborda a mudança de foco na 7ª edição do Guia PMBOK, que passa a enfatizar princípios em vez de processos para a gestão de projetos. Essa edição destaca um conjunto de 12 princípios que orientam como gerenciar um projeto de forma mais adaptável, ao invés dos tradicionais 49 processos estruturados encontrados nas edições anteriores.
Entendimento da Estrutura Analítica do Projeto (EAP): No contexto tradicional do gerenciamento de projetos, a EAP é uma ferramenta essencial que ajuda a organizar o escopo em partes gerenciáveis. A definição clássica da EAP no PMBOK é como uma decomposição hierárquica do trabalho a ser realizado pelo projeto, não uma simples lista de verificação de critérios.
Nessa questão, a afirmação de que a EAP é uma lista de verificação de todos os critérios que devem ser atendidos está incorreta. Essa interpretação não corresponde à função tradicional e entendimento da EAP no gerenciamento de projetos, seja na 7ª edição do PMBOK ou nas anteriores.
Portanto, a afirmação na questão está errada pois confunde a natureza e o propósito da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) dentro do contexto do PMBOK.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, realiza-se a subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Fonte: Gran Cursos
EAP é o processo de subdivisão do trabalho. Pode ser visualizado em um diagrama para organização do projeto.
GAB: E
Gabarito: Errado.
De fato, a sexta versão do PMBOK focava principalmente no gerenciamento de projetos preditivos, que exige um ambiente mais estável. A sétima edição, por sua vez, enfatiza a gestão de projetos orientada a mudanças, justamente para estar de acordo com o novo contexto global.
O PMBOK 7 é dividido em duas seções:
- Standard para Gerenciamento de Projetos (ou Padrões para Gerenciamento de Projetos): esta seção apresenta uma introdução, cobre o Sistema para Entrega de Valor e aborda os Princípios de Gerenciamento de Projetos.
- Guia PMBOK: apresenta os Domínios de Desempenho.
Uma grande diferença em comparação com as edições anteriores, que se baseavam em processos, a sétima muda para uma perspectiva de 12 Princípios de Gerenciamento de Projetos – considerados como a espinha dorsal dos Padrões.
Porém, a estrutura analítica do projeto (EAP) não consiste em uma lista de verificação de todos os critérios que devem ser atendidos no projeto
EAP - subdivisão hierárquica do trabalho.
"Está Aí seu Pacote."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo