Efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907355 Meio Ambiente

Efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nos cursos d´água. O tratamento ideal para cada tipo de efluente é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes.


As opções a seguir apresentam tipos de tratamento primário de efluentes, à exceção de uma. Assinale-a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta.

Alternativa E é a correta. Vamos explicar o motivo.

Os efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nos cursos d'água para evitar a contaminação e garantir a preservação do meio ambiente. O tratamento pode ser classificado em diferentes etapas: primário, secundário e terciário. A questão pede para identificar a alternativa que não se encaixa como um tratamento primário.

Alternativa E: "Nos filtros de percolação ocorre o desenvolvimento de microrganismos que se agrupam em flocos ou grânulos nos interstícios do material."

Essa alternativa está correta como a exceção porque descreve um processo relacionado ao tratamento secundário de efluentes, não ao primário. O método de filtros de percolação envolve a ação de microrganismos para decompor a matéria orgânica presente no efluente, o que vai além do tratamento primário, focado na remoção de sólidos e partículas em suspensão.

Vamos agora entender por que as outras alternativas fazem parte do tratamento primário de efluentes:

Alternativa A: "O processo de decantação consiste em deixar a mistura em repouso para que, em razão da diferença de densidade e da ação da gravidade, os sólidos se sedimentem."

A decantação é um processo físico utilizado no tratamento primário para separar sólidos em suspensão através da sedimentação.

Alternativa B: "Na flotação, as partículas em suspensão aderem às bolhas de ar adicionadas a uma suspensão coloidal, as quais são arrastadas para a superfície do líquido, formando uma espuma que pode ser removida da solução."

A flotação é outro processo físico usado no tratamento primário, onde partículas são removidas ao aderirem às bolhas de ar e serem levadas à superfície.

Alternativa C: "A função de uma bacia de equalização é dar robustez ao sistema, ao absorver variações bruscas na qualidade do efluente."

A bacia de equalização é utilizada para homogenizar a carga de poluentes, equilibrando as variações do efluente antes do tratamento subsequente. Faz parte do pré-tratamento, que é considerado uma etapa do tratamento primário.

Alternativa D: "A neutralização utiliza produtos químicos para neutralizar o pH do efluente."

A neutralização é um processo químico no tratamento primário, instalado para ajustar o pH do efluente, tornando-o adequado para o tratamento posterior.

Portanto, a alternativa E é a correta porque descreve um método que se aplica ao tratamento secundário, não ao primário.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

tratamento primario=fisico

tratamento secundario=biologico

Os filtros biológicos de percolação, também conhecidos como reatores biológicos aeróbios de leito gotejante (trickling filter), não são filtros, mas reatores biológicos com biomassa retida na forma de biofilmes. Consistem de um leito de material altamente permeável, nos quais aderem os microrganismos e através dos quais o líquido a ser tratado é percolado. É um processo de tratamento biológico aeróbio de crescimento ligado, usado para remover matéria orgânica, e também para promover a nitrificação (conversão de amônia a nitrato) em águas residuárias, sendo mais econômicos que os Lodos Ativados.

Essa etapa é constituída por processos bioquímicos que podem ser aeróbicos ou anaeróbicos. Esse processo objetiva remover a matéria orgânica que não foi removida no tratamento anterior. 

Após o tratamento secundário, a água já pode retornar aos recursos hídricos. Entretanto, pode-se passar o efluente por outro tratamento para ser reutilizá-lo com fins não potáveis. Essa reutilização é importante para a escassez de água.

Utiliza-se o efluente não tratado para fins não potáveis (lavagem de ruas, por exemplo) porque mesmo tratado, ainda é possível conter elementos como nitrogênio e fósforo.

Assim, o tratamento terciário serve para remover essas substância através de técnicas de filtração, ozonização, cloração, osmose reversa, dentre muitas outras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo