Correlacione os Princípios Orçamentários aos seus conceitos,...
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os princípios orçamentários. Assinale a alternativa com a relação correta entre as colunas.
De acordo com o princípio da unidade/totalidade, o orçamento deve ser uno, isto é, em cada exercício financeiro deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação. O intuito aqui é eliminar a existência de orçamentos paralelos.
É um princípio que decorre diretamente da lei 4.320/64, artigo 2°:
A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
O princípio da universalidade diz que o orçamento público deve conter todas as receitas e todas as despesas referentes aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta.
Pode ser encontrado na Lei 5.320/64.
Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.
Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2°.
A Constituição Federal também faz menção à Universalidade no seu artigo 165, § 5º, quando diz que a lei orçamentária anual compreenderá:
o orçamento fiscal;
o orçamento de investimento;
o orçamento da seguridade social;
O princípio do orçamento bruto determina que as receitas e as despesas sejam incluídas nos seus valores totais, brutos, vedadas quaisquer deduções.
Este princípio pode ser encontrado também na Lei 4.320/64. Veja:
Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
- § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.
Para o princípio da Anualidade, o orçamento público deve ser elaborado e autorizado para durar um ano. Esse princípio pode ser visualizado tanto na Lei quanto na Constituição. Veja:
Lei 4.320/64, artigo 2°:
A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
Constituição, artigo 165 dispõe que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I - O plano plurianual;
II - As diretrizes orçamentárias;
III - Os orçamentos anuais.
Também chamado de princípio da Não vinculação de receitas, o princípio da não afetação dispõe que nenhuma receita de impostos pode ser reservada ou comprometida para atender a determinados gastos, exceto as ressalvas contidas na Constituição.
Falando nisso, o artigo 167, inciso IV apresenta as vedações e exceções. Vejamos (adaptado):
São vedados a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa
Ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos, destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
A alternativa correta é a letra D 4 5 2 1 3
GABARITO: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. A abertura de créditos adicionais pode ser considerada uma exceção ao princípio da unidade, visto a necessidade de elaboração de nova lei para alterar a LOA visando a abertura de tais créditos.
2. Tributos criados após a elaboração do orçamento serão arrecadados mesmo não constando na LOA, sendo assim representam exceções ao princípio da universalidade.
3. Créditos adicionais e extraordinários que extrapolam o ano em que foram abertos são exceções ao princípio da anualidade.
4. O inciso IV do artigo 167 da CF/88 apresenta exceções ao princípio da não afetação das receitas, lembrando que somente a CF pode criar exceções a tal princípio.
5. Apesar da semelhança dos princípios da universalidade e do orçamento bruto, na lei 4320/64 é possivel destacar o conceito do primeiro nos seus artigos 3° e 4º e do segundo em seu artigo 6°.
Questão bem simples; bastava saber que o princípio da Anualidade (4) tem ligação com conceito de tempo, período em que o orçamento deve ser utilizado, segundo a lei, dentro do ano civil (não confundir com ciclo orçamentário, este tem duração maior que um ano). Ou seja, sabendo disso temos que o item (4) é o primeiro da lista e a única opção a trazê-lo na frente dos outros é o gabarito.
Princípios Orçamentários
Para fazer um orçamento é importante seguir alguns princípios básicos definidos através da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.
-
Princípio da Universalidade: Todos devem fazer o orçamento analisando todas as receitas e despesas.
-
Princípio da Unidade: Cada grupo pertencente ao poder público terá apenas um orçamento de maneira uniforme e baseado em apenas uma política orçamentária. Ou seja, há o orçamento de cada município, de cada Estado e da União.
-
Princípio da Anualidade: O orçamento é baseado por um período de um ano fiscal. Nesse ano deve-se estabelecer as receitas e fixar as despesas.
-
Princípio do Equilíbrio: Tentar equilibrar o total das despesas com as receitas para que reduza a chance de um possível déficit.
-
Princípio da Exclusividade: A lei orçamentária não terá nada além da previsão de receita ou fixação de despesas.
-
Princípio da Especificação: O orçamento deve ser bem analítico, ou seja, as despesas e as receitas devem ser bem detalhadas.
-
Princípio da Publicidade: A Lei Orçamentária deve estar acessível a sociedade através de divulgação pública.
-
Princípio da Clareza: O orçamento deve ser o mais específico e claro em seu planejamento.
-
Princípio da Uniformidade: Deve ser consistente para que a comparação entre um ano e outro seja mais rápida e fácil.
4 5 2 1 3
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo