Considerando que a ruptura de barragem por escorregamento o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Por definição, uma barragem consiste numa barreira, concebida artificialmente ou de forma natural, responsável por reter grandes volumes de água.
Acerca das afirmações das alternativas, tem-se que:
- A alternativa A está errada. O adensamento do solo consiste no processo caracterizado pela redução de seus vazios ocasionada pela saída de água e/ou de ar de seu interior. Ele é provocado por acréscimos de carga solicitando o solo. Por sua vez, a poropressão (pressão neutra) em um ponto X, situado abaixo do nível d'água (NA), é calculada pelo produto entre a diferença de cota do ponto X e a cota do nível de água. Visto isso, tem-se que a afirmação está errada, uma vez que a construção rápida acarretará em pressões elevadas e o adensamento não ocorrerá adequadamente. O nível d'água necessita de tempo para se acomodar e o adensamento é um processo lento;
- A alternativa B está errada. Se o reservatório estiver cheio, a poropressão estará elevada;
- A alternativa C está errada. O rebaixamento ocorre no reservatório e, além disso, o rebaixamento estar associado a risco de ruptura;
- A alternativa D está errada. O talude à jusante está sujeito à maiores tensões efetivas e configura a seção mais crítica;
- A alternativa E está correta.
Gabarito do professor: letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta E - Sob rebaixamento rápido, o risco de ruptura do reservatório ocorre quando não há tempo suficiente para dissipação da pressão da água nos poros, originada pela percolação da água dentro do maciço.
A resposta correta é:
E) Sob rebaixamento rápido, o risco de ruptura do reservatório ocorre quando não há tempo suficiente para dissipação da pressão da água nos poros, originada pela percolação da água dentro do maciço.
Quando ocorre um rebaixamento rápido do nível do reservatório, a água dentro do maciço da barragem não tem tempo suficiente para se dissipar, gerando altas pressões neutras e redução da resistência ao cisalhamento do solo. Isso pode levar à instabilidade do talude a montante, aumentando o risco de escorregamento e ruptura da barragem.
- A) Errado – Se a construção for rápida, a compactação pode não ser eficiente, gerando altas pressões neutras e riscos de instabilidade.
- B) Errado – A percolação aumenta a poropressão dentro do maciço, reduzindo sua resistência.
- C) Errado – Mesmo em aterros de baixa permeabilidade, um rebaixamento ao longo de meses pode gerar gradientes hidráulicos que aumentam o risco de ruptura.
- D) Errado – Em regime normal de operação, o talude a jusante está em condição mais crítica, pois a percolação pode provocar erosão interna.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo