Os contratos regidos pela Lei nº 14.133/21 poderão ser alte...
I. unilateralmente pela Administração, quando conveniente a substituição da garantia de execução.
II. por acordo entre as partes, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica a seus objetivos.
III. unilateralmente pela Administração, quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.
Assim, assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - III
Tema Central: A questão aborda as situações em que os contratos regidos pela Lei nº 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações, podem ser alterados. Isso envolve o conhecimento específico sobre as possibilidades de modificação contratual, tanto unilateralmente pela Administração quanto por acordo entre as partes.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa C está correta. De acordo com o artigo 124, inciso I da Lei nº 14.133/2021, a Administração Pública pode alterar unilateralmente o contrato em determinadas situações, como quando é necessária a modificação do valor contratual devido a acréscimos ou diminuições quantitativas do objeto, dentro dos limites legais. Esta é uma prática comum em contratos administrativos, dado o interesse público envolvido.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A - I: Esta alternativa está incorreta. A substituição de garantia por conveniência não é um motivo que permite a alteração unilateral do contrato pela Administração, conforme os dispositivos da nova Lei de Licitações.
Alternativa B - II: Também está incorreta. Embora a modificação do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica possa ocorrer, ela deve ser feita por acordo entre as partes e não é um caso típico de alteração contratual unilateral. Este tipo de alteração requer acordo mútuo e é prevista no artigo 124, inciso II, mas não de forma unilateral.
Alternativa D - I e II: Esta alternativa é incorreta pelas razões já descritas para as alternativas I e II.
Alternativa E - I, II e III: Esta opção está incorreta porque inclui as alternativas I e II, que não atendem às condições para alteração unilateral pela Administração.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO C.
Lei 14.133/21
Art. 124. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:
I - unilateralmente pela Administração:
a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica a seus objetivos; (item II - errada, pois fala por ambas as partes)
b) quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei (item III - correto)
II - por acordo entre as partes:
a) quando conveniente a substituição da garantia de execução;
(item I - errada, pois fala unilateralmente)
b) quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou do serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários;
c) quando necessária a modificação da forma de pagamento por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado e vedada a antecipação do pagamento em relação ao cronograma financeiro fixado sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço;
d) para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe ou em decorrência de fatos imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis, que inviabilizem a execução do contrato tal como pactuado, respeitada, em qualquer caso, a repartição objetiva de risco estabelecida no contrato.
ART 124:
I. unilateralmente pela Administração (Acordo entre as partes), quando conveniente a substituição da garantia de execução.
II. por acordo entre as partes (Unilateralmente), quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica a seus objetivos.
Correta- III. unilateralmente pela Administração, quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.
Resumo:
Unilateralmente - 2 hipóteses
-> modificação do projeto/valor
Acordo - 4 hipóteses
-> substituição da garantia
-> modificação do regime de exec.
-> forma de pgto (circunstâncias supervenientes)
-> reestabelecer equilíbrio econ-finan
Se pode ser alterado unilateralmente, também não poderia, na prática, ser alterado por acordo entre as partes?
papooo questao mal feita
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo