[...] O Prof. Cortella diz que “só pode ser um bom ensinante...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1243840 Pedagogia
[...] O Prof. Cortella diz que “só pode ser um bom ensinante quem for um bom aprendente”. Acredito piamente nesse conceito, mas infelizmente por vezes, vejo exatamente o contrário em muitas salas de professores. Costumo contar a história de quando, ao conversar com uma professora que estava tendo problemas recorrentes em sala de aula, disse-me que não deveria mudar em absolutamente nada suas atitudes, pois lecionava há três décadas e sempre com sucesso. Ao questioná-la se ela talvez não tivesse nada mais a aprender em relação à profissão docente, ela me respondeu que não. Neste momento, eu estava acompanhado do psicólogo da instituição, encerrei a reunião e, em separado, comentei com o psicólogo: “Que pena! Esta professora já morreu” [...]
(VIEIRA, Márcio Scarpellini. In: Nenhum professor é uma ilha. Revista Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: EBR. Ano 8 – Edição 75. Fev/março 2019, p. 59).


Em relação ao excerto do texto e, associando à prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) O caminho para a renovação do ensino de língua implica numa ruptura com uma escola que, durante muito tempo, favoreceu o mutismo e que obscureceu a função interativa da linguagem.
( ) A descoberta do funcionamento interativo da língua é necessária e somente acontece por meio de textos orais e escritos, em práticas discursivas as mais diversas, conforme as situações sociais em que se inserem
( ) Os professores de Língua Portuguesa precisam inquietar-se, motivar-se às mudanças, para que se lhes abram horizontes e saiam da estagnação da mesmice, tendo de “rezar o velho rosário das classes de palavras”.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - V, V e V.

O excerto apresentado aborda a importância da constante atualização e do aprendizado no campo da docência. O Prof. Cortella enfatiza que um bom professor deve ser um bom aprendiz, o que implica em uma prática pedagógica pautada pela reflexão e renovação constantes. Este conceito é essencial no ensino de qualquer disciplina, incluindo a Língua Portuguesa, onde as metodologias e abordagens precisam acompanhar as transformações socioculturais e tecnológicas.

(V) A primeira afirmação é verdadeira pois a renovação do ensino de língua realmente exige uma ruptura com métodos tradicionais que muitas vezes promovem o silêncio e não valorizam a função interativa da linguagem. Isso significa que o ensino precisa ser mais comunicativo e participativo, estimulando os alunos a usarem a língua como ferramenta de interação social.

(V) A segunda afirmação também é verdadeira. A descoberta do funcionamento interativo da língua acontece através do contato e da prática com diferentes tipos de textos, em contextos diversos. Isto é, os alunos devem ser expostos a uma variedade de práticas discursivas para que possam compreender e utilizar a língua de maneira eficaz nas diversas situações sociais em que estão inseridos.

(V) Por fim, a terceira proposição é verdadeira. Professores de Língua Portuguesa, assim como de outras disciplinas, precisam estar dispostos a questionar suas práticas e buscar inovações. Isso envolve afastar-se de uma abordagem puramente gramatical e repetitiva, muitas vezes representada pela expressão "rezar o velho rosário das classes de palavras". Em vez disso, devem engajar-se em práticas de ensino que sejam significativas e relevantes para os estudantes, promovendo aprendizagens que os preparem para a comunicação efetiva na sociedade atual.

É essencial que os educadores reconheçam a educação como um processo contínuo de aprendizagem, tanto para eles mesmos quanto para seus alunos. Em um mundo em constante mudança, a capacidade de se adaptar e aprender é uma competência fundamental para qualquer profissional, especialmente para aqueles envolvidos na educação. Portanto, a alternativa A - V, V e V está correta, pois reflete a necessidade de atualização constante e o desenvolvimento de uma prática pedagógica que seja interativa, dinâmica e que promova o engajamento dos alunos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cheguei a décima segunda questão pela segunda vez . E não consigo avançar! não são 45.

Letra A

( V ) O caminho para a renovação do ensino de língua implica numa ruptura com uma escola que, durante muito tempo, favoreceu o mutismo e que obscureceu a função interativa da linguagem. Correto para que haja uma transformação social na escola tem que se deixar para trás as práticas tradicionais que fragmentam o ensino,

( V ) A descoberta do funcionamento interativo da língua é necessária e somente acontece por meio de textos orais e escritos, em práticas discursivas as mais diversas, conforme as situações sociais em que se inserem. Correto a língua é um sistema vivo que muda de acordo com o contexto, por isso a diversificação de atividades são tão importantes.

( V ) Os professores de Língua Portuguesa precisam inquietar-se, motivar-se às mudanças, para que se lhes abram horizontes e saiam da estagnação da mesmice, tendo de “rezar o velho rosário das classes de palavras”. correto o professor tem como função principal o ensino e aprendizagem então precisam sempre buscar inovações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo