De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, para que...
De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar deve fundamentar-se na ética e nos valores da liberdade, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade, cuja finalidade é o pleno desenvolvimento de seus sujeitos, nas dimensões individual e social de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, compromissados com a transformação social. Diante dessa concepção de educação, a escola:
I. É uma organização temporal, que deve ser menos rígida, segmentada e uniforme, a fim de que os estudantes, indistintamente, possam adequar seus tempos de aprendizagens de modo menos homogêneo e idealizado.
II. Precisa ser reinventada, ou seja, priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida.
III. É uma instituição que tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento.
Estão corretas as afirmativas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - I, II e III.
Para compreender essa questão é necessário ter conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a organização e a prática educativas nas instituições brasileiras de ensino. Estas diretrizes enfatizam princípios como inclusão social, ética, liberdade, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade. O objetivo é garantir que a educação propicie o desenvolvimento pleno dos estudantes, tanto em suas dimensões individuais quanto sociais, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social.
Analisando as afirmativas:
Afirmação I: A escola deve ser flexível quanto à organização do tempo para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, que são diversas. Uma estrutura menos rígida e uniforme é essencial para reconhecer e respeitar os diferentes ritmos e modos de aprendizado. Isso está em consonância com princípios inclusivos e com a personalização da educação. Portanto, a afirmação I está correta.
Afirmação II: A escola precisa se reinventar para possibilitar a formação de sujeitos criativos, participativos e cooperativos. A educação deve preparar os alunos para diferentes contextos sociais, políticos, culturais e de trabalho, além de incentivá-los a questionar e transformar as realidades existentes. Isso reflete a necessidade de uma escola dinâmica e adaptativa, que estimule os estudantes a serem agentes de mudança. Logo, a afirmação II está correta.
Afirmação III: A escola como instituição está em constante recriação, pois seus rituais e práticas são invenções que refletem e respondem aos contextos socioculturais em evolução. Reconhecer a escola como um espaço de invenção implica em compreender que a educação é um processo dinâmico e sempre sujeito a transformações. Assim, a afirmação III está correta.
Todas as afirmativas estão corretas e refletem a visão contemporânea de uma educação voltada para a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento integral do ser humano, em linha com as diretrizes curriculares nacionais. A alternativa A - I, II e III é a correta pois todas as afirmativas estão alinhadas com esses princípios.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TODAS corretas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo