A partir desse texto hipotético, julgue o seguinte item, a r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q19723 Redação Oficial

A partir desse texto hipotético, julgue o seguinte item, a respeito da elaboração de correspondência oficial.


Para que o vocativo do documento respeite os padrões de elaboração de correspondências oficiais, deve ser retirada toda a linha abaixo do cargo ou função, com o nome do destinatário, deixando apenas a primeira: "Senhor Secretário Municipal,".

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação" MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL.
Para que o vocativo respeite os padrões de correspondências oficiais, ele não teria também que se posicionar na alínea paragrafal?
O colega abaixo comentou:Comentado por Airton Luciano Aragão Júnior há 4 meses. É verdade, mas, por outro lado, o ofício exige a nomeação da pessoa, o que é dispensado somente no memorando.Para que não possa gerar dúvidas:No ofício, especificamente no VOCATIVO não há que vir nome da pessoa que vai receber, este (o nome do destinatário)deve constar na parte superior esquerda junto do cargo e do endereço.Em suma, se fosse:OFÍCIO: CARGO, NOME E ENDEREÇO. Ex.: A Sua Excelência o Senhor Deputado Osmar Baquit Câmara dos Deputados 65-000-090- Brasília-DFAVISO: CARGO E NOME. Ex.: A Sua Excelência o Senhor Lucas Neto- Chefe do Departamento de ObrasOBS. IMPORTANTE PARA O AVISO: Sempre o PRONOME de tratamento a ser usado vai ser VOSSA EXCELÊNCIA, pois é de MINISTRO PARA MINISTRO, e o Manual da Presidência fala que para estes deve-se usar "Vossa Exelência".Perceba também que o fecho sempre conterá a forma ATENCIOSAMENTE. Ora, pois se o AVISO é de MINISTRO PARA MINISTRO (POSSUEM O MESMO GRAU HIERÁRQUICO, a priori).AVISO segue a mesma regra básica do OFÍCIO, exceto no que já fora citado acima. MEMORANDO: SÓ O CARGO. EX.: Ao Senhor Chefe do Departamento deAdministraçãoPERCEBA que no memorando só contém o cargo....NO MEMORANDO não se usa VOCATIVO, além de que não precisa de timbre e nem especificar o LOCAL, mas observe, o local pderá vir... ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SEJA PROIBIDO O LOCAL. SE não vier local, usa-se a forma: "EM" seguida da data, ex.: Em 12 de abril de 1991. LEMBRAR QUE ESSE PONTO "(.)"DEPOIS DA DATA, EM AMBOS OS CASOS, É OBRIGATÓRIO.
Só uma correção ao que eu disse abaixo, em relação ao (.)PONTO--> No Manual da Presidência, na parte de memorando não tem ponto na data referida, por analogia se pode entender que do padrão ofício, o memorando é o único que não vai precisar ter o ponto depois da data de forma obrigatória.DETALHES PEQUENOS, MAS PARA CONCURSO, TODO DETALHE, POR MAIS INSIGNIFICANTE QUE POSSA PARECER, É SEMPRE VÁLIDO, (principalmente para efeito Cespe/UNB...
Os ofícios requerem que o endereço do destinatário esteja logo abaixo do nome dele. Isso não acontece no exemplo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo