A glicose sempre foi utilizada como combustível para respira...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113315 Biologia
A glicose sempre foi utilizada como combustível para respiração celular; porém, as gorduras podem ser, também, empregadas como combustível tanto as obtidas pelo alimento quanto das células de armazenamento do corpo. O catabolismo pode coletar energia dessas gorduras que, após digeridas, formam o glicerol e os ácidos graxos. Considerando o contexto, é correto afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - A betaoxidação, uma sequência metabólica, decompõe os ácidos graxos em fragmentos de dois carbonos.

Vamos entender por que esta é a alternativa correta e analisar as demais opções.

Explicação da Alternativa Correta

Betaoxidação é um processo metabólico essencial no catabolismo de ácidos graxos. Durante a betaoxidação, os ácidos graxos são decompostos em fragmentos de dois carbonos, que entram no ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) na forma de acetil-CoA. Esse processo ocorre nas mitocôndrias e é uma importante via de produção de energia, especialmente quando os carboidratos estão em baixa disponibilidade.

Análise das Alternativas Incorretas

A - A maior parte da energia da gordura está armazenada em forma de glicerol.

Esta alternativa está incorreta. A maior parte da energia das gorduras está armazenada nos ácidos graxos, não no glicerol. Os ácidos graxos são longas cadeias de hidrocarbonetos que, quando quebradas, liberam uma significativa quantidade de energia.

B - Os ácidos graxos são convertidos a gliceraldeido-3-fosfato, um intermediário da glicólise.

Esta alternativa também está incorreta. Ácidos graxos não são convertidos em gliceraldeido-3-fosfato. Gliceraldeido-3-fosfato é um intermediário na via glicolítica, que é a via de catabolismo da glicose. Os ácidos graxos, como vimos, são processados pela betaoxidação e não entram diretamente na glicólise.

D - A betaoxidação, uma sequência metabólica, decompõe o glicerol para que entre no ciclo do ácido cítrico como acetil-CoA.

Esta alternativa está incorreta. A betaoxidação decompõe ácidos graxos e não glicerol. O glicerol, por sua vez, pode ser convertido em diidroxiacetona fosfato (DHAP), um intermediário da glicólise, e não em acetil-CoA diretamente.

Espero que esta explicação tenha elucidado suas dúvidas. Se precisar de mais alguma informação ou tiver outra questão, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Após a quebra do ácido graxo em blocos de 2 carbonos, esses blocos se combinam com a coenzima A e formam acetil COA. O acetil CoA inicia o ciclo de krebs.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo