Julgue os item, relativo a agência executiva. As agências ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972235 Direito Administrativo

Julgue os item, relativo a agência executiva.


As agências executivas distinguem‐se das agências reguladoras por não possuírem como tarefa precípua o controle sobre prestadores de serviços públicos, mas sim a busca por mais desenvoltura na prestação de atividade estatal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão indicada está relacionada com a organização da Administração Pública. 

Entidades da Administração Pública Indireta:

De direito públicoDe direito privado
AutarquiasEmpresas Públicas
Fundações PúblicasSociedades de Economia Mista
Agências ReguladorasFundações Governamentais
Associações Públicas
Fonte: Mazza, 2013.

• Agência: 

Segundo Nohara (2018), existem duas modalidades de agências no Brasil: agências executivas e agências reguladoras. 
Agência Executiva:

Conforme indicado por Nohara (2018), "a denominação agência executiva reflete uma qualificação concedida, por decreto específico, a autarquias ou fundações que celebrem contrato de gestão com a Administração a que se acharem vinculadas, para a melhora da eficiência e redução dos custos". 
Exemplo: Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial.

Decreto nº 2.487 de 1998 - art. 1º, §1º. 

Agência Reguladora: 

A Agência Reguladora é autarquia criada em regime especial "para fiscalizar, regular, normatizar a prestação de serviços públicos por particulares, evitando, assim, a busca desenfreada pelo lucro dentro do serviço público" (CARVALHO, 2015).
De acordo com Nohara (2018), "diferentemente das agências executivas, que são uma qualificação de autarquias e fundações, as agências reguladoras são autarquias em regime especial, criadas e extintas por lei. Nota-se que uma agência reguladora pode simultaneamente ser qualificada como agência executiva, se tiver seu plano estratégico de reestruturação e desenvolvimento aprovado e celebrar contrato de gestão com o Ministério superior correspondente à sua área de atuação".

Referências:

CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 
NOHARA, Irene Patrícia. Direito Administrativo. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

Gabarito: CERTO, uma vez que a Agência Reguladora foi criada para fiscalizar, regular e normatizar a prestação dos serviços públicos por particulares. A Agência Executiva, por sua vez, reflete uma qualificação para melhorar a eficiência e a redução dos custos. Como foi delimitado anteriormente, uma agência reguladora pode ser qualificada como agência executiva se tiver plano estratégico aprovado e celebrar contrato de gestão. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As agências executivas se distinguem das agências reguladoras por não terem como objetivo principal o de exercer controle sobre particulares que prestam serviços públicos, que é o objetivo fundamental das agências reguladoras. A expressão “agências executivas” corresponde a um título ou qualificação atribuída à autarquia ou a fundações públicas cujo objetivo seja exercer atividade estatal.

Agências executivas:

1. Denominação atribuída a autarquias, fundações públicas ou órgãos públicos, no correr de suas existências;

2. Traço característico: contrato de gestão temporária com a administração direta, isto é, agencia executiva enquanto durar o contrato de gestão;

3. Pode haver desqualificação: a autarquia ou fundação pública pode deixar de ser agência executiva;

4. Contrato de gestão é obrigatório à qualificação como agência executiva;

5. Qualquer autarquia (inclusive aquelas classificadas como agência reguladora) ou fundação de apoio pode optar por ser qualificada como agência executiva, órgãos públicos (entes despersonalizados) também podem fazê-lo.

Agências reguladoras:

1. Denominação atribuída  a uma autarquia de natureza especial, quando da sua instituição e criação por lei;

2. Traço característico: exercício do poder regulador típico do Estado;

3. Não existe desqualificação, uma vez agência reguladora, sempre agência reguladora, enquanto em vigor a lei que a instituiu;

4. O contrato de gestão é opcional, serve apenas se a agência reguladora desejar  qualificação de agência executiva, e não influencia no exercício do poder regulador;

5. Uma agência reguladora é uma autarquia assim instituída por lei — nenhuma autarquia e muito menos fundação pública tem a opção de querer ser agência reguladora.

 

Para os não assinantes: Gabarito Certo

Rapaz, nessa prova as agências estavam com tudo em hahaha

Sobre a questão, está correta, enquanto as executivas visam aumentar a eficiência das entidades as reguladoras (como o nome fala) objetivam dar maior autonomia e poder às entidades, atuando especificamente na área de regulamentação (lembrando que aqui elas são autarquias em regime especial)

CERTO.

Agência Executiva - é a qualificação dada à  ou fundação pública, pessoas jurídica da administração indireta, que celebram contrato de gestão com respectivo Ministério com o qual está vinculado. Através desse contrato, é como se essas entidades recebem um "selo de qualidade".

Agência Reguladora - aqui já é diferente, tendo em vista que é criado uma nova entidade denominada de Agência Reguladora, que atuam no controle de atividades do poder público que são executadas pelos particulares.

*contrato de gestão:

A finalidade do contrato de gestão é assegurar uma maior  gerencial para as entidades da administração indireta ou órgãos da administração direta e, em contrapartida, estabelecer indicadores e metas de qualidade e de redução de , as quais deverão ser fiscalizadas e auditadas pela própria administração direta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo