O anexo V da Norma Regulamentadora n° 15 (NR 15) determina ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: SEAD-PA Prova: IADES - 2019 - SEAD-PA - Perito Médico |
Q1123379 Segurança e Saúde no Trabalho
O anexo V da Norma Regulamentadora n° 15 (NR 15) determina que os limites de tolerância para a radiação ionizante devem obedecer às normas da CNEN NE – 3.01 – Diretrizes básicas de radioproteção. Considerando a elaboração do laudo técnico das condições ambientais do trabalho (LTCAT) de um serviço de radiologia, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre as normas de proteção radiológica da CNEN e o que está previsto no anexo V da Norma Regulamentadora n° 15 (NR 15).

Alternativa Correta: A

A - Todo indivíduo que trabalha com raios X diagnósticos deve usar dosímetro individual durante a respectiva jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada.

Essa é a alternativa correta. Segundo as normas de proteção radiológica estabelecidas pela CNEN, é obrigatório que trabalhadores expostos a radiações ionizantes, como no caso de raios X diagnósticos, utilizem dosímetros individuais. Os dosímetros são dispositivos que medem a dose de radiação recebida e são essenciais para garantir que a exposição se mantenha dentro dos limites de segurança. Essa medida é fundamental para a proteção do trabalhador, monitorando a dose recebida durante a jornada de trabalho, especialmente em áreas controladas, onde o risco de exposição é maior.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - A dose equivalente ocupacional para o cristalino é de 2 mSv por ano.

Essa afirmação está incorreta. De acordo com as diretrizes de radioproteção, o limite de dose equivalente para o cristalino de um trabalhador exposto à radiação ionizante é geralmente mais elevado. Tradicionalmente, a recomendação é de 20 mSv por ano, em média, ao longo de cinco anos, com um máximo de 50 mSv em um único ano.

C - A delimitação das áreas livres e controladas deve ser observada, sendo as salas de procedimento e de comando radiológico consideradas áreas livres.

Esta alternativa é equivocada. Salas de procedimento radiológico não são áreas livres; elas são consideradas áreas controladas devido à presença constante de radiação ionizante. Áreas controladas requerem precauções específicas para limitar a exposição dos trabalhadores e do público.

D - Os dosímetros individuais de leitura indireta devem ser trocados semestralmente.

Esta afirmação está incorreta. A troca dos dosímetros é geralmente feita em intervalos mais curtos, como mensalmente ou trimestralmente, dependendo do protocolo instituído pelo serviço de radiologia, para garantir um monitoramento mais eficaz da exposição à radiação.

E - Os aventais de chumbo são muito resistentes e devem ser dobrados e guardados em posição vertical.

Esta afirmativa está incorreta. Aventais de chumbo, embora sejam resistentes, não devem ser dobrados, pois isso pode causar rachaduras no material, comprometendo sua eficácia na proteção contra radiação. Eles devem ser armazenados de forma plana ou pendurados em cabides específicos para manter sua integridade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A.

A) Todo indivíduo que trabalha com raios X diagnósticos deve usar dosímetro individual durante a respectiva jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada.

B) 20 mSv por ano

C) Áreas controladas.

D) Mensalmente.

E) Acomodar os aventais devem ser utilizados cabides e suportes apropriados, sob nenhuma circunstância os aventais deverão ser dobrados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo