Em relação à produção de documentos, o arquivista deve, EXC...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q335513 Arquivologia
Em relação à produção de documentos, o arquivista deve, EXCETO:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as alternativas, considerando as funções do arquivista:

A - Determinar quais documentos serão ou não arquivados permanentemente não é função do arquivista. Considerando a diversidade de assuntos de que tratam os documentos, é necessário um especialista em cada área para determinar sua importância, e esses especialistas formam uma comissão especialmente para este fim, a comissão de avaliação. Cabe à ela decidir quais documentos serão ou não recolhidos ao arquivo permanente, através da avaliação de documentos. Errado.

B - Sendo os documentos ferramentas administrativas, sua produção deve ser limitada à apenas o essencial para o desenvolvimento das atividades. Em resumo: somente devem ser produzidos os documentos estritamente necessários, cabendo ao arquivista propor meios e ferramentas que reduzam e controlem essa produção. Correto.

C - Cabe ao arquivista auxiliar na normatização dos sistemas de arquivo, para o seu perfeito funcionamento. Mesmo que o profissional não tenha autoridade para implementar tais atos, é sua função contribuir com seus conhecimentos para auxiliar a implementação de normas arquivísticas pelo gestor. Correto.

D - Estas são atividades inerentes à fase de produção dos documentos, ou seja, são atividades que visam preparar o sistema para produzir documentos. Cabe ao arquivista orientar a todos os colaboradores sobre o desenvolvimento e utilização de métodos, técnicas e ferramentas. Correto.

Gabarito do professor: Letra "A"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Produção: diz respeito à criação dos documentos em razão das atividades dos órgãos, evitando-se que sejam elaborados os não essenciais. Utilização: diz respeito ao fluxo documental. Destinação: fase que decide quais documentos serão eliminados e quais serão preservados permanentemente.

Tabela de temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, portanto é ela que determina quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição e não o arquivista.

não entendi nada. e já achei estranho falar que o arquivista contribuir para criação dos documentos? como assim? não faz sentido.

Contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias.

 

como o arquivista faz exatamente esse lance de contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais? o cara vai se meter toda fez que documentos forem criados?

Ana Carolina, esse é o trabalho do arquivista rs

Ele é responsável por absolutamente TUDO que envolve documentação e arquivamento dentro da empresa/instituição.

LETRA A

 

Letra "a" está incorreta, pois se trata da "avaliação e destinação de documentos": Determinar quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo