A respeito das crises financeiras internacionais ocorridas a...
No auge da crise da dívida soberana dos países europeus, o Brasil apresentou a sua mais alta taxa de crescimento do produto interno bruto em relação a das últimas décadas.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A crise da dívida soberana dos países europeus pode ser conceituada com a crise da dívida pública de vários países da União Européia (não é uma crise do PIB dos países, mas sim de suas dívidas, e a consequente capacidade de cada país continuar pagando sua dívida).
Neste rumo, o auge da crise da dívida soberana dos países europeus ocorreu em 2010. Neste mesmo ano, o PIB brasileiro cresceu 7,5%; um crescimento expressivo, portanto.
No entanto, a questão não deixa claro o que vem a ser “últimas décadas”. Serão 02, 03, 04 décadas? Enfim,não se sabe. É muito subjetivo.
Se considerarmos, como “últimas décadas”, apenas as décadas dos anos 2000 e 1990, a questão é correta, pois o crescimento de 2010 (7,5%) foi maior do que em qualquer ano daquelas décadas (2000 e 1990).
No entanto, se considerarmos a década de 1980, a questão já passa a ser errada. Por exemplo, em 1985, o PIB do Brasil cresceu 7,8% (fonte: IBGE); portanto, mais que em 2010 (7,5%).
Desta forma, pela alta carga de subjetividade do termo “últimas décadas”, pedimos a anulação da questão, pois, mesmo para o candidato que sabia os dados de crescimento do PIB das últimas décadas, não era possível inferir com grau de certeza sobre a correção ou não da assertiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo