A figura a seguir representa o desenho de uma estru...
Nessa estrutura organizacional foi adotado o critério de departamentalização
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A
Departamentalização funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Markenting, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais "estreita" dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.
Prof. Rodrigo Rennó
Departamentalização
https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o
Tipos, vantagens e desvantagens
A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Porém uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização;
Quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes, dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um tempo de ação mais rápida para eventuais problemas. Porém este tipo de departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às diferentes áreas de atuação e portanto interferindo em uma comunicação entre os gestores mais rápida;
A departamentalização por clientes consiste em separá-los por grupos semelhantes e portanto mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente. É vantajoso no que tange ao reconhecimento e atendimento aos grupos, podendo haver uma vantagem mercadológica frente a estes. Mas também enfrenta o problema de uma coordenação geral, pois os diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respetivos grupos;
Departamentalização por processos, ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração pública, gerando uma especialização maior dos recursos alocados e comunicação das informações técnicas maior também, mas também pode comprometer a flexibilidade de alguns ajustes necessários nos processos;
A departamentalização por produtos e serviços ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. Porem dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia;
A departamentalização por região ocorre quando a organização se estrutura por região.
A departamentalização matricial.
Por último e não menos importante, tem-se a departamentalização por projetos, que consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior em relação ao todo. Como pontos negativos têm-se o emprego errado de recursos, ou apenas ociosos, e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores individuais).
Critérios de Departamentalização: POR FUNÇÃO; por cliente; por região; por produtos; serviços; por processos; por projetos.
Letra A.
Critérios de Departamentalização: POR FUNÇÃO; por cliente; por região; por produtos; serviços; por processos; por projetos.
funções ou funcional = Marketing , Administração , Area técnica
Processo = montagem
Clientela = Departamentalização ( roupas menino e menina ...)
Projeto = campanha
Produto= laticinios
Geografica = Região
PIQUENOCONTO ( minha forma de estudo )
Processo foi para Montagem e o Menino foi ver Clientela na Departamentaçização,quando chegou na Região Geografica , ele viu seu Produto Laticinios em Campanha para Projeto e por fim chegou na Administração Funcional.
#EuVouserAprovado .....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo