Analise as seguintes afirmativas sobre a avaliação de resul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q866256 Administração Pública

Analise as seguintes afirmativas sobre a avaliação de resultados na administração pública, segundo Resende (2012), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Eficiência na avaliação de programas executados pelo governo refere-se à verificação do grau em que a alocação setorial dos recursos se ajusta aos objetivos governamentais (eficácia).

( ) Eficácia na avaliação de programas executados pelo governo refere-se à apuração da racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas são utilizados (uso racional de recursos).

( ) Em nível macroeconômico, os resultados devem ser avaliados em termos da contribuição dos diferentes programas, para se atingir os grandes objetivos regionais de crescimento econômico, distribuição de renda, etc. Em nível setorial, os resultados se referem à eficiência dos programas.

( ) Em nível de programa, os resultados podem se referir à contribuição dos gastos para o aumento na quantidade ou qualidade do serviço oferecido. Em nível de projeto específico, os resultados são estabelecidos em termos e ampliação dos insumos utilizados para a consecução dos objetivos do programa.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ninguém estuda adm geral, dona pcba

I - Esta afirmativa está correta. A eficiência na avaliação de programas governamentais se refere à capacidade de alocar recursos eficazmente para alcançar os objetivos estabelecidos, ou seja, garantir que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficiente possível para atingir metas.

( ) I - A eficácia na avaliação de programas governamentais se refere à capacidade de alcançar os objetivos estabelecidos, não necessariamente à racionalidade na alocação de recursos. A eficiência trata mais da racionalidade na alocação de recursos.

As outras não consigo justificar :/

Essa descrição de eficiência no enunciado não está de acordo com a doutrina. Eficiência em termos simples é "mais com menos", ou seja, fazer o máximo com o menor grau de recurso possível aplicado.

O ajuste dos recursos ao objetivo nada tem a ver com eficiência. Esses ajustes podem muito bem ser feitos e comprometer a eficiência do processo. Desconfio que a banca tenha tirado essa frase de algum livro obscuro da adm e sobre esse conceito, mas enfim, paciência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo