Julgue o item com relação ao poder de polícia. Os direitos f...
Julgue o item com relação ao poder de polícia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
WEDY, Gabriel. Poder de polícia é essencial para a prevenção de danos ambientais. ConJur. 04 ago. 2018.
Gabarito: CERTO, uma vez que o poder de polícia é considerado um instrumento de harmonização dos direitos fundamentais. O Poder Público ao exercer a função de polícia deve buscar o justo equilíbrio de satisfação dos interesses, impondo limitações e condicionamento ao exercício de liberdade e dos direitos individuais, para que seja possível a convivência social.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: certo
Os direitos fundamentais dizem respeito à atuação negativa do Estado, limita a atuação deste, inclusive quando estiver atuando como poder de polícia, exemplo:
CF, art. 5° XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
Questão sobre isso: "Os direitos fundamentais considerados de primeira geração compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais."(Q90194).
Pensei que fosse exatamente o oposto. O poder de Polícia é que limita os direitos individuais.
Alguém para explicar melhor essa questão, por favor? Tive a mesma sensação dos amigos Alex Amarante e Rafael Natal. Obrigado.
José dos Santos Carvalho Filho: “ a faculdade repressiva não é, entretanto, ilimitada, estando sujeita a limites jurídicos: direitos do cidadão, prerrogativas individuais e liberdades públicas asseguradas na Constituição e nas leis .”
O PODER DE POLÍCIA não poder ser utilizado de forma indiscriminada, pelo contrário, esse poder é limitado porque deve ser usado de maneira justa, proporcional e coerente aos seus objetivos.
A lei é o principal limitador do poder de polícia, mesmo que esse seja predominantemente discricionário, isso não autoriza à Administração ultrapassar aquilo que a lei autoriza e em alguns casos cometer excesso ou desvio de poder.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo