Julgue o item com relação ao poder de polícia. Os direitos f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972257 Direito Administrativo

Julgue o item com relação ao poder de polícia.


Os direitos fundamentais funcionam como contraponto ao exercício do poder de polícia, limitando‐o.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão indicada está relacionada com o poder de polícia.

Segundo Wedy (2018), "o poder de polícia é um poderoso instrumento de harmonização de direitos fundamentais, fazendo com que os direitos individuais sejam exercidos com respeito aos direitos de terceiros". 
No desempenho da função de polícia, "o Poder Público deve buscar o justo equilíbrio de satisfação de interesses de toda ordem, que possibilite a convivência social, para tanto impondo limitações e condicionamentos ao exercício das liberdades e dos direitos individuais, visando a assegurar um nível aceitável de convivência harmoniosa entre os membros da sociedade, partindo de modelos (standards valiosos e de geral aceitação" (MOREIRA NETO, 2016). 
Referências:

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016. 
WEDY, Gabriel. Poder de polícia é essencial para a prevenção de danos ambientais. ConJur. 04 ago. 2018.

Gabarito: CERTO, uma vez que o poder de polícia é considerado um instrumento de harmonização dos direitos fundamentais. O Poder Público ao exercer a função de polícia deve buscar o justo equilíbrio de satisfação dos interesses, impondo limitações e condicionamento ao exercício de liberdade e dos direitos individuais, para que seja possível a convivência social. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: certo

 

Os direitos fundamentais dizem respeito à atuação negativa do Estado, limita a atuação deste, inclusive quando estiver atuando como poder de polícia, exemplo:

 

CF, art. 5° XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

 

Questão sobre isso: "Os direitos fundamentais considerados de primeira geração compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais."(Q90194).

Pensei numa situação contrária. Funcionando o poder de polícia como parêntese para o livre gozo dos direitos individuais. Pois, afinal, qdo se restringe a liberdade, por exemplo, não limita um direito individual?

Pensei que fosse exatamente o oposto. O poder de Polícia é que limita os direitos individuais.

Alguém para explicar melhor essa questão, por favor? Tive a mesma sensação dos amigos Alex Amarante e Rafael Natal. Obrigado.

José dos Santos Carvalho Filho: “ a faculdade repressiva não é, entretanto, ilimitada, estando sujeita a limites jurídicos: direitos do cidadão, prerrogativas individuais e liberdades públicas asseguradas na Constituição e nas leis .”

O PODER DE POLÍCIA não poder ser utilizado de forma indiscriminada, pelo contrário, esse poder é limitado porque deve ser usado de maneira justa, proporcional e coerente aos seus objetivos.

A lei é o principal limitador do poder de polícia, mesmo que esse seja predominantemente discricionário, isso não autoriza à Administração ultrapassar aquilo que a lei autoriza e em alguns casos cometer excesso ou desvio de poder.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo