Julgue o item com relação ao poder de polícia. O poder de po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972258 Direito Administrativo

Julgue o item com relação ao poder de polícia.


O poder de polícia, embora muitas vezes se revista de grande margem de discricionariedade, não está imune a amplo controle judicial, mesmo no que toca a aspectos de conveniência e de oportunidade da medida adotada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Embora esteja correto asseverar que o poder de polícia não está imune ao controle judicial, o que tem apoio no princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional (CRFB/88, art. 5º, XXXV), não é verdade que tal controle possa se imiscuir em aspectos de conveniência e oportunidade administrativas.

Isto porque, em rigor, ao Judiciário somente é dada a competência para exercitar um controle de legitimidade (ou de juridicidade) dos atos, o que significa contrastar o ato administrativo com todo o ordenamento jurídico, sob o ângulo de sua legalidade, conformidade com os princípios, Constituição, regras infralegais, etc.

Todavia, não é lícito ao Judiciário efetivar controle de mérito, analisando conveniência e oportunidade, em ordem a substituir a decisão do administrador público por sua própria avaliação do que seria a providência que mais atenderia ao interesse público, o que, se efetivado pelo magistrado, resultaria em violação ao princípio da separação de poderes (CRFB/88, art. 2º).

Do exposto, incorreta a asserção ora analisada.


Gabarito do professor: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Maaaaaaaaaaaaaassssssssssssssss oiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeee??????????????

Resposta: errado

 

O poder de polícia, embora muitas vezes se  revista de  grande margem de discricionariedade, não está imune a  amplo controle judicial, mesmo no que toca a aspectos  de conveniência e de oportunidade da medida adotada. 

 

Explicando:

O controle judicial nunca entra no mérito (conveniência e oportunidade), mas apenas nos aspectos legais dos atos administrativos (legalidade e legitimidade)

Realmente tem esse Mérito . Tanto tempo que não via isso que até tinha esquecido.

GAB: ERRADO

Mas e se os aspectos de conveniência e oportunidade forem ilegais??

GAB: ERRADO

Para o Controle Judicial, Judiciário deve ser provocado.

"Estude enquanto eles dormem!"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo