Quanto aos poderes da administração, julgue o item que se se...
O poder normativo é indelegável, imanente e privativo do chefe do Poder Executivo; todavia, é excepcionado pela competência normativa concedida pelo texto constitucional às agências reguladoras.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (43)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O poder regulamentar é aquele exclusivo dos chefes do Poder Executivo para que possam fazer decretos e regulamentos.
Outras autoridades não podem emitir atos normativos também?
Claro que podem, contudo, nestes casos, a gente diz que estão no âmbito do Poder Normativo.
Este é o entendimento de boa parte da doutrina.
Mas, muito cuidado com a nossa banca (CESPE) quanto a este tipo de questão que, ora ela aceita um pensamento e ora, outro.
"Errada"
PODER NORMATIVO/REGULAMENTAR: Trata-se do poder-dever que a Administração Pública tem para editar atos gerais e abstratos, no intuito de dar fiel execução à lei, sem, contudo, alterá-la e SEM INOVAR NA ORDEM JURÍDICA.
ATENÇÃO: Alguns autores diferenciam o poder no normativo do regulamentar. Existem vários tipos de atos para que a Administração exerça seu poder normativo, dentre eles o regulamento. Ocorre que o regulamento é ato administrativo privativo do chefe executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos). Em outras palavras, chamar o referido poder de regulamentar (ao invés de normativo) é restringir seu exercício ao chefe do executivo, o que não merece respaldo, pois diversos outros agentes públicos podem expedir outros atos normativos (resoluções, instruções normativas, etc). É exatamente por isso que o mais correto é chamar o referido poder de poder normativo (e não de poder regulamentar), pois o regulamento é apenas uma das espécies de atos normativos. Entretanto, para provas de nível médio, geralmente as expressões aparecem como sinônimo. Deve-se ficar atento ao enunciado da questão.
Complementando os comentários, as agências reguladores não possuem autonomia política. Por isso, elas só podem editar atos normativos internos para o seu funcionamento.
Poder regulamentar (normativo) é de competência do EXECUTIVO (Pres. da Rep.; Governador e Prefeito)
OBS: NÃO CRIA LEIS!
A Constituição não fala em agência reguladora.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo