“A América, de fato, foi inventada sob a espécie física de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - História |
Q1008191 História

“A América, de fato, foi inventada sob a espécie física de “continente” e sob a espécie histórica de “novo mundo”. Surgiu, pois, como um ente físico dado, já feito e inalterável, e como um ente moral dotado da possibilidade de realizar-se na ordem do ser histórico. Estamos na presença de uma estrutura ontológica que, como a humana, pressupõe um suporte corporal de uma realidade espiritual.”

O’GORMAN, Edmundo. A Invenção da América. SP: UNESP, 1992. p. 199.


Em relação às consequências que a “descoberta” da América acarretou para a mentalidade europeia a partir do século XV, é correto afirmar que esta

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A descoberta da América teve um impacto profundo na mentalidade europeia durante o Renascimento. Essa mudança é compreendida ao analisar que houve uma verdadeira revolução na consciência renascentista. O homem europeu, que vivia em um universo concebido de forma limitada, rompeu as fronteiras do conhecimento e da experiência que o confinavam a um círculo espaço-temporal fechado.

O contato com o Novo Mundo significou mais do que a simples expansão geográfica; ele representou a expansão da própria noção de realidade. A descoberta de novas terras e novos povos desafiou as antigas concepções e impulsionou a humanidade a se aventurar além do conhecido, impulsionando o homem a confiar mais em sua própria capacidade e realização.

Portanto, a alternativa correta é a que afirma que a descoberta da América "revolucionou a consciência renascentista, pois marcou a saída do homem de um círculo espaço-temporal fechado, para se aventurar em uma realização que agora já não dependia tanto de Deus, mas dele mesmo." Essa mudança de mentalidade é um marco do pensamento renascentista, onde o homem se coloca no centro do universo (antropocentrismo) e passa a ser visto como o principal agente de mudança e construtor de seu destino.

Em resumo, a descoberta da América incentivou uma visão de mundo onde o ser humano ganha protagonismo, e as possibilidades de exploração e conhecimento parecem quase ilimitadas. Este é o contexto em que o homem renascentista passa a reavaliar seu lugar no mundo, estimulando uma era de descobertas e inovações que transformariam a história.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É através do renascentismo,que os homens romperam o medo do desconhecido,depois da Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos,fica evidente que algo precisava ser feito,e foi o que aconteceu.Letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo