Boeing quer ter o controle de até 90% da 'nova Embraer' Pr...
Boeing quer ter o controle de até 90% da 'nova Embraer'
Proposta que a Boeing apresentou ao governo brasileiro no mês de janeiro de 2018 prevê que a gigante americana controlaria de 80% a 90% de uma nova empresa que receberia toda a área de aviação comercial da Embraer, tanto de jatos regionais quanto executivos. Além da participação minoritária na nova empresa, a fabricante brasileira ficaria com a área de defesa, que o governo insiste em manter sob controle nacional.
(Fonte adaptada: http://www.valor.com.br/empresas/5308429/boeingquer-ter-o-controle-de-ate-90-da-nova-embraer >acesso em 06 de fevereiro de 2018)
A notícia acima descreve a possível fusão da empresa norte-americana Boeing com a Embraer. Considerando as informações da notícia e utilizando os seus conhecimentos sobre a Embraer, analise:
I- A Embraer é a Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, foi fundada no de 1969, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek;
II- A Embraer realiza a fabricação de aviões militares, comerciais e executivos;
III- A Embraer nasceu como estatal e foi privatizada nos anos 90. Mesmo com a privatização o governo brasileiro ainda possui poder de veto em decisões estratégicas da Embraer.
Dos itens acima: