A respeito das metodologias de desenvolvimento de software, ...
As características da metodologia XP incluem o desenvolvimento interativo, que dispõe de um processo de testes informais.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
A metodologia XP, ou Extreme Programming, é uma metodologia de desenvolvimento de software que faz parte das abordagens ágeis. Sua filosofia é focada na melhoria da qualidade do software e na capacidade de se adaptar a mudanças de requisitos, mesmo que elas ocorram em estágios avançados do desenvolvimento.
Uma das principais características do XP é o desenvolvimento interativo e incremental. Isso significa que o software é desenvolvido em ciclos curtos, entregando partes funcionais do projeto ao final de cada iteração. Isso permite uma revisão constante do que está sendo produzido e a adaptação a eventuais mudanças.
Quanto ao processo de testes, o XP enfatiza uma abordagem chamada Test-Driven Development (TDD), onde os testes são escritos antes mesmo do código que deve passar esses testes. No entanto, o termo "testes informais" pode induzir ao erro, pois, embora o XP encoraje o teste frequente e contínuo durante o desenvolvimento, esses testes são na verdade bastante formais e automatizados, pois são parte integrante e essencial do processo de desenvolvimento.
Apesar dessa pequena ambiguidade no enunciado, a afirmação está correta ao afirmar que a metodologia XP inclui desenvolvimento interativo e possui processos de testes que são parte fundamental da abordagem. Portanto, a alternativa C - certo é a que corresponde ao entendimento correto da metodologia XP dentro do contexto do desenvolvimento ágil de software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não concordo com o gabarito. Afirmar que o XP dispõe de um processo de testes informal é um erro grave! Uma das boas práticas existentes no XP é o desenvolvimento orientado a testes, onde o teste é feito antes mesmo do desenvolvimento de uma função. O caso de teste irá "quebrar" na primeira execução e à medida que a funcionalidade vai sendo desenvolvida, o teste será aprovado. Vejam que é um processo orientado a testes (Cadê a informalidade?).
Espero uma fonte confiável para validar esta questão, caso contrário: ESTÁ ERRADA!
Ele não diz que não existe testes formais, ele diz que a metodologia dispõe de um processo de testes informais. Mesmo que o desenvolvimento seja orientado a testes, não quer dizer que ao final do desenvolvimento não possa existir outros testes, que não foram mapeados pelo plano de testes.
"• Após averiguar se um defeito foi corrigido, os testadores frequentemente improvisam testes informais para complementar as abordagens de testes tradicionais;
Leia mais em: Conhecendo os testes exploratórios – Revista Engenharia de Software Magazine 53 - Parte 1 http://www.devmedia.com.br/conhecendo-os-testes-exploratorios-revista-engenharia-de-software-magazine-53-parte-1/26286#ixzz4164Us8OH
As características da metodologia XP incluem o desenvolvimento interativo (ERRADO! o correto seria desenvolvimento ITERATIVO), que dispõe de um processo de testes informais.
O XP caracteriza-se por ser uma metodologia ágil ITERATIVA e INCREMENTAL, portanto a questão deveria estar incorreta!
Questão mal elaborada.
entrei com recurso nessa também e fui ignorado!
Essa prova foi bem suada
infelizmente
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo