Acerca de gestão de pessoas e comportamento organizacional, ...
As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (50)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, mas estou com uma dúvida.
Dividindo a questão:
"As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes...
Refere-se às Teorias dos estilos de liderança, mais precisamente ao líder democrático.
fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados."
Atitudes e comportamentos dos repertórios nas interações, ou seja, situações, referem-se às Teorias Situacionais.
Certo? Alguém poderia explicar melhor essa questão?
Bons estudos ;D
Segundo a professora Andreia Ribas, não há justificativa para a questão estar ERRADA. Em seu grupo no Facebook ela explicou:
Segundo os papéis dos executivos de Mintzberg, ROBBINS (2005) o líder tem entre os seus papéis o de motivador e gestor de desempenhos individuais que exige determinadas atitudes e comportamentos adequados nas interações com seus liderados. As teorias situacionais ou contingenciais, ROBBINS (2005) fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos lideres que devem adequar-se as interações com os liderados no sentido de motivá-los e também gerir os seus desempenhos. Portanto, as teorias de liderança apresentadas reforçam o papel do líder como motivador e gestor de desempenhos individuais e de equipes que tem como base as atitudes e os comportamentos nas interações com os liderados.
https://www.facebook.com/groups/266293910150219/permalink/493747840738157/
(...) a motivação é uma força que se encontra no interior de cada indivíduo, uma pessoa não consegue jamais motivar ninguém, o que ela pode fazer é estimular. Entende-se assim que a motivação seja um impulso que vem de dentro e tem suas forças no interior de cada pessoa. O que para muitos é um motivo de lamentação, para Handy (apud BERGAMINI, 1997) é um motivo de alívio o fato de não se ter encontrado qualquer fórmula garantida de motivação, pois se for possível compreender, e então prever os modos como as pessoas são motivadas, poderia se influenciar as pessoas. Esta compreensão poderia levar a obtenção de grande poder, que poderia permitir o controle do comportamento, sem que estas suspeitassem que poderiam estar sendo manipuladas.
Como não é possível uma pessoa motivar outra, a alternativa é criar um ambiente de trabalho que estimule a ação. Neste sentido, a tarefa da administração não é a de motivar seus empregados, mas, sobretudo induzir comportamentos positivos por parte deles (ARCHER, 1997). O comportamento positivo pode ser induzido pelo uso de fatores de satisfação relacionados à necessidade, que serve como centro de organização do comportamento do empregado. A noção de necessidade permeia a maior parte dos conceitos de motivação. Ela está presente em um bom número de teorias e as mais comuns são: reconhecimento, responsabilidade, fisiológicas, realização, socialização, materiais e poder (BERGAMINI, 1997).
fonte:http://www.aedb.br/seget/artigos06/534_SEGET_Teorias_%20de_%20motivacao.pdfDESSE MODO A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!
O
líder motivador/gestor fundamenta-se em princípios comportamentais dos
liderados, e não de si mesmo (não do seu próprio repertório, mas sim de
acordo com cada subordinado)."
Fonte: Professor Wendell Castellano
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo