Uma paciente G2A0P1, em trabalho de parto, apresenta sintoma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684957 Medicina
Uma paciente G2A0P1, em trabalho de parto, apresenta sintomas compatíveis com síndrome gripal, RT-PCR, Covid-19 positivo com data de ontem, 38 semanas de idade gestacional, e pré-natal completo, sem outros dados dignos de nota. Amamentou exclusivamente o filho mais velho até os 6 meses de vida e doava leite para o banco de leite regularmente. A respeito desse caso clínico, com base nas condutas de sala de parto e nos cuidados com o recém-nascido (RN), e considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O aleitamento materno pode ser mantido, porém, se a mãe não tiver condições de estabilidade clínica, o banco de leite deve ser avisado e a fórmula infantil deve ser prescrita em mamadeira na sala de parto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresentado está incorreto, pois não é recomendado que a mãe com Covid-19 positivo amamente o recém-nascido na sala de parto. De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, a mãe deve ser orientada a extrair o leite e o recém-nascido deve ser alimentado com leite materno pasteurizado ou fórmula infantil na sala de parto, caso a mãe não tenha condições de estabilidade clínica. Portanto, a alternativa está incorreta ao afirmar que o aleitamento materno pode ser mantido, mesmo que a mãe esteja com Covid-19 positivo.

O que há de errada nessa alternativa?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo