As alterações de fala e linguagem quando presentes alteram ...
As alterações de fala e linguagem quando presentes alteram a rotina, as relações sociais e a qualidade de vida. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda alterações de fala e linguagem, temas fundamentais na fonoaudiologia, principalmente quando relacionadas com condições como disartria e apraxia. Tais condições podem afetar significativamente a comunicação e a qualidade de vida dos indivíduos.
Resumo Teórico:
Disartria é uma alteração motora da fala, frequentemente associada a lesões no sistema nervoso, que afeta a musculatura envolvida na articulação. Ela resulta em fala lenta, arrastada ou indistinta.
Apraxia de fala é uma desordem motora caracterizada pela dificuldade em programar e sequenciar corretamente os movimentos necessários para a articulação dos sons, apesar de a musculatura estar intacta. Ela é mais comum em pacientes com lesões cerebrais, como após um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Erros na Apraxia de Fala: Um dos aspectos mais marcantes da apraxia de fala é a maior frequência de erros na produção da primeira sílaba das palavras.
Justificativa da Alternativa Correta (C): A opção C descreve corretamente que na apraxia de fala, os erros ocorrem frequentemente na primeira sílaba das palavras. Isso ocorre porque a programação motora necessária para iniciar a palavra é mais complexa em comparação com a continuação do movimento. Tal característica é um indicativo típico da apraxia de fala, tornando a alternativa C correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: A descrição fornecida na alternativa A refere-se mais à apraxia de fala do que à disartria. A disartria está relacionada a problemas de força e coordenação muscular, não à organização e sequencialização dos movimentos.
Alternativa B: A apraxia de fala não é uma apraxia ideatória. As apraxias ideatória e ideomotora referem-se a dificuldades em relação a conceitos e habilidades motoras mais gerais, enquanto a apraxia de fala é específica para a programação dos movimentos necessários para a fala.
Alternativa D: A disartria é uma alteração de fala, enquanto a apraxia de fala é uma desordem da programação motora. Nenhuma delas é uma alteração de linguagem, embora possam coexistir com distúrbios de linguagem após Traumatismo Crânio Encefálico (TCE).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo